Setúbal assinala o Dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro, com um conjunto de iniciativas destinadas a sensibilizar a população para a importância da adoção de soluções de mobilidade partilhada e de utilização de meios de transportes mais ecológicos.


O programa do Dia Europeu Sem Carros em Setúbal, que a Câmara Municipal promove localmente no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, começa cedo, às 08h30, com o corte ao trânsito automóvel da Praça de Bocage, medida que se mantém até às 17h00.

No principal largo da cidade decorrem ao longo do dia atividades criadas para sensibilizar o público para o tema central da semana europeia deste ano, “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, reforçada pelo slogan “A partilhar chegamos mais longe”.

Munícipes e visitantes do concelho podem ver e recolher informações sobre veículos amigos do ambiente numa exposição patente entre as 09h00 e as 17h00 na Praça de Bocage.

No mesmo local, das 14h30 às 17h30, o Teatro do Elefante dedica mais uma etapa do “Carapau de Corrida”, projeto artístico de arte em proximidade atualmente a decorrer na cidade, dedicado, neste dia, ao tema “Arte e histórias em viagens”.

Durante a manhã e a tarde, é também possível experimentar veículos elétricos de empresas ligadas a este setor do ramo automóvel, tais como Volkswagen, Nissan, Citroën, Renault e Toyota.

O Dia Europeu Sem Carros em Setúbal leva, ainda, à Casa da Baía, ao Edifício Sado, aos Paços do Concelho, ao Cinema Charlot – Auditório Municipal e ao Fórum Municipal Luísa Todi a mostra “Curtas da Mobilidade”.

Através desta iniciativa, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, promove a exibição, contínua, ao longo deste dia, de curtas-metragens sobre a mobilidade das populações.

Em paralelo, a Câmara Municipal de Setúbal incentiva, também no dia 22 de setembro, os colaboradores da autarquia a utilizarem a bicicleta no trajeto entre a casa e o local de trabalho.

Todos os funcionários que optarem pela bicicleta neste dia, aderindo, assim, à segunda edição da iniciativa “De bicicleta para o trabalho – Bike to Work – Somos CMS”, recebem um diploma de participação.

A TST – Transportes Sul do Tejo também se associa a esta data destinada a incentivar o uso de transportes mais económicos, menos agressivos ambientalmente para o meio ambiente e mais saudáveis.

A transportadora permite, ao longo de toda o dia, que os utentes levem bicicletas consigo nas carreiras 601 e 608.

A promoção de diferentes soluções de mobilidade mais racional, ambientalmente amigáveis e de promoção de estilos de vida saudáveis, tem sido apanágio da Câmara Municipal de Setúbal.

A autarquia realizou nos últimos anos um importante investimento na área da mobilidade urbana, nomeadamente de sensibilização e facilitação de modos de transporte vistos como mais suaves.

Em particular, o município conta, hoje, com vários quilómetros de vias requalificadas que permitem uma melhor deslocação dos peões, bem como de bicicletas, graças à criação de ciclovias dedicadas.