Uma aula aberta de iniciação à salsa e degustação de vinhos da região marcaram, na Casa da Baía, a abertura do Setúbal Salsa Experience, festival a decorrer até dia 12, em vários locais do concelho.


Cerca de quatro dezenas de pessoas juntaram-se, no dia 6, para conviver, degustar vinhos regionais e aprender alguns passos de dança, numa aula conduzida por Lilian Rivera e João Santos, da Associação Cultural Oridanza – Cultura em Movimento, instituição que organiza o festival em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

A boa disposição marcou a iniciativa que deu o mote para seis dias de atividades gratuitas e pagas, em vários espaços públicos e equipamentos culturais da cidade, entre festas temáticas animadas por DJ nacionais e internacionais, música ao vivo e um espetáculo de dança.

Há também workshops de salsa, mambo e ritmos afrocubanos, desde a iniciação a um nível avançado, com professores de renome nacional e internacional, provenientes de países como Espanha, França, Grécia, Cuba e México, e atividades que permitem dar a conhecer as atrações turísticas da cidade aos amantes da salsa e da cultura latina esperados neste festival.

Depois da festa de abertura, o Setúbal Salsa Experience prossegue no dia 7 com uma iniciativa semelhante, a partir das 17h00, no Moinho de Maré da Mourisca, com nova aula aberta de salsa e prova de vinhos.

Outras atividades organizadas no âmbito do festival incluem canoagem no rio Sado, dia 8, às 16h00, defronte do Parque Urbano de Albarquel, com um custo que varia entre três a quatro euros por pessoa, consoante o número de participantes, e uma visita guiada pela cidade, no dia 9, de participação gratuita, com início às 11h00, na Praça de Bocage.

Também no dia 9, entre as 18h00 e as 21h30, há um bootcamp coreográfico com Ella Jauk, no Club Setubalense, seguido da festa Salsa na Rua, que promete animar a Praça de Bocage até cerca da 01h00.

O bootcamp com Ella Jauk prossegue a 10, entre as 14h00 e as 17h30, dia que reserva, igualmente, workshops de warm up para mambo e afrocubano, entre as 18h30 e as 20h30, na Capricho Setubalense.

O dia termina com a “Salsando Vynil Edition – Setúbal Salsa Experience Edition”, entre as 23h00 e as 04h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, com música tocada exclusivamente em formato de discos de vinil.

O evento, com entradas a dez euros, é animado pelos DJ Marcin Martinelli e Nuno Melo, além de contar com a atuação do grupo madrileno Alicia y su Mambo Rock.

No dia 11 há workshops de mambo, para todos os níveis, das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, na Capricho Setubalense, local onde Ella Jauk termina o bootcamp coreográfico, entre as 18h30 e as 19h30.

O ponto alto do Setúbal Salsa Experience é a realização do espetáculo “Salsa: de Cuba a Nova Iorque”, também no dia 11, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a participação de bailarinos de Portugal, França, Espanha, México e Cuba.

O espetáculo, que dá a conhecer a história e a riqueza da salsa como dança, género musical e expressão da cultura de vários povos do Caribe, da América Latina e da cidade de Nova Iorque, homenageia artistas como Célia Cruz e Tito Puente e o grupo Buena Vista Social Club.

Os ingressos, com o custo de dez euros para a plateia e de sete para o balcão, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou online em www.bol.pt.

No dia 11 há ainda a festa “Salsa Set”, animada pelos DJ Cyrine Badri e Nuno Melo, que conta com a presença de todos os bailarinos e artistas convidados do evento.

O evento, com entradas a dez euros, realiza-se entre as 23h00 e as 04h00, na Capricho Setubalense.

O dia 12 reserva workshops de ritmos afrocubanos, entre as 11h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 20h00, e uma aula de iniciação à salsa, às 19h00, na Capricho Setubalense.

O Setúbal Salsa Experience termina com um baile na rua, na Praça de Bocage, com início às 19h00.

Mais informações podem ser consultadas na página oficial do festival, em www.setubalsalsaexperience.com.

 

Documentos Relacionados