39° Céu limpo

Setúbal está envolvida no programa comunitário Europe for Citizens – Europa para os Cidadãos, através do qual tem desenvolvido e participado em projetos internacionais destinados a favorecer a proximidade e participação cidadãs ao nível da União Europeia.

Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada

Projeto que decorreu entre julho de 2015 e maio de 2017, destinado a promover o intercâmbio de boas práticas na área do desenvolvimento local e a participação cidadã ao nível local e europeu, bem como estabelecer uma rede intermunicipal de cooperação mais sustentável.

A iniciativa contou com o envolvimento dos municípios:

  • Aksakovo, Bulgária
  • Igualada, Espanha
  • Nughedu Santa Vittoria, Itália
  • Setúbal, Portugal

Participação
O evento reuniu 94 cidadãos, dos quais 9 da cidade de Igualada (Espanha), 8 da cidade de Setúbal, 8 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália) e 69 da cidade de Aksakovo (Bulgária).

Local/Data
Aksakovo (Bulgária), de 28/08/2915 a 30/08/2015.

Descrição sucinta
O evento foi dedicado à questão “O que é a Europa para nós?” e visou avaliar os benefícios dos cidadãos por estarem integrados na União Europeia. O tema do encontro foi “A Europa aos nossos olhos”. No âmbito do encontro realizaram-se a conferência internacional “O Desenvolvimento Europeu com base nas autoridades locais” e mesas redondas com os temas “O que é a Europa para nós” e “Serviços municipais eletrónicos e o seu papel na globalização”. Foi ainda lançado o website Rede das Cidades com a oportunidade para a discussão pública da questão “O que é a Europa para nós?”. Realizaram-se o inquérito “Quais as suas expectativas para o futuro da EU?” e uma exposição de fotografias das cidades geminadas e foi divulgado o concurso “A Europa que queremos ser!” A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto.

Participação
O evento reuniu 79 cidadãos, dos quais 10 da cidade de Aksakovo (Bulgária), 7 da cidade de Igualada (Espanha), 8 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália) e 54 participantes da cidade de Setúbal.

Local/Data
Setúbal, de 20/04/2016 a 22/04/2016.

Descrição sucinta
O evento teve por objetivo sensibilizar os cidadãos, em particular os jovens, para a União Europeia. O tema do encontro foi “A Europa sob o olhar do jovens”. No âmbito do encontro realizaram-se a conferência internacional “A participação dos jovens na administração local e nas iniciativas europeias”, o seminário “Visão do futuro através do estudo da História” e a mesa redonda “O papel das autoridades locais para nos aproximar da Europa”. Foi efetuado o inquérito “Quais as suas expectativas para o futuro da UE?” A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto.

Participação
O evento reuniu 81 cidadãos, dos quais 12 da cidade de Aksakovo (Bulgária), 7 da cidade de Igualada (Espanha), 9 de Setúbal e 53 de Nughedu Santa Vittoria (Itália).

Local/Data
Nughedu Santa Vittoria (Itália), de 31/08/2016 a 02/09/2016.

Descrição sucinta
O evento teve por objetivo o intercâmbio de experiências e boas práticas para prevenir xenofobia, racismo e discriminação e para reforçar a tolerância. O tema do encontro foi “A Europa, o local onde gostamos de viver”. No âmbito do encontro realizou-se a conferência internacional “As autoridades locais e o seu papel para garantir a igualdade de oportunidades para os cidadãos da UE”, bem como as mesas redondas “Política social na UE, o que pode ser alterado?” e “Igualdade de oportunidades”. Foi feito o inquérito “Quais são as suas expectativas para o futuro da UE?”. A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto.

Participação
O evento reuniu 50 cidadãos, dos quais 41 vinham da cidade de Aksakovo (Bulgária), 3 da cidade de Igualada (Espanha), 3 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália) e 3 da cidade de Setúbal.

Local/Data
Aksakovo, Pomorie (Bulgária), de 29/03/2017 a 31/03/2017.

Descrição sucinta
O evento teve por objetivo a criação de um documento intitulado “Programa da Rede das Cidades” que inclui iniciativas futuras dos municípios parceiros e define as áreas de cooperação, bem como as condições para a adesão à rede. Outro objetivo foi a avaliação dos trabalhos do concurso “A Europa que queremos ser”. O tema do encontro foi “A Europa que queremos ser”. No âmbito do encontro realizou-se uma mesa redonda com o tema “Programa da Rede das Cidades”. Os participantes discutiram iniciativas futuras dos municípios parceiros, as áreas de cooperação, bem como as condições para a adesão à rede. Foi feito um resumo dos resultados do inquérito “Quais as suas expectativas para o futuro da UE?”. Os trabalhos apresentados a concurso foram avaliados e selecionados os vencedores. A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto.

Participação
O evento reuniu 76 cidadãos, dos quais 12 vinham da cidade de Aksakovo (Bulgária), 8 de Nughedu Santa Vittoria (Itália), 7 da cidade de Setúbal e 49 de Igualada (Espanha).

Local/Data
Igualada (Espanha), de 17/05/2017 a 19/05/2017.

Descrição sucinta
O evento teve por objetivo o intercâmbio de experiências e boas práticas nas áreas da saúde e da proteção ambiental, a aprovação do “Programa da Rede das Cidades”, a apresentação dos resultados do concurso “A Europa que queremos ser”, um resumo dos resultados dos quatro encontros e a promoção do CD “Europa no futuro – mulifacetada e unificada”. O tema do encontro foi “Europa no futuro – mulifacetada e unificada”. No âmbito do encontro realizaram-se a conferência internacional “O desenvolvimento europeu com base nas autoridades locais – parte 2″, com o objetivo de partilhar experiências e boas práticas na área da saúde, e uma mesa redonda com o tema “Europa Verde e o papel das autoridades locais”, para partilha de experiências e boas práticas para a proteção ambiental. Durante o encontro foi aprovado e assinado o “Programa da Rede das Cidades” e foram entregues pelos presidentes de câmara os prémios aos vencedores do concurso. A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto.

Future of Europe – Reload

Setúbal é uma das sete cidades envolvidas num projeto internacional, financiado pela União Europeia, que desenvolve, entre 2018 e 2020, ações de reforço da identidade das populações enquanto cidadãos de uma Europa comunitária.

As cidades que integram o projeto “Future of Europe – Reload” participam, ao longo de três anos, num conjunto de iniciativas destinadas à promoção do debate e da recolha de visões e ideias sobre o papel da União Europeia junto dos cidadãos que a integram.

Este projeto conta com as participações de:

  • Aksakovo, Bulgária
  • Nughedu Santa Vittoria, Itália
  • Monserrat, Espanha
  • Shtip, Macedónia
  • Mazowiecki, Polónia
  • Victoria, Roménia
  • Setúbal, Portugal

“Future of Europe – Reload” tem um orçamento de 150 mil euros, integralmente financiado pela União Europeia, através do programa Europe for Citizens.

Entre outras ações, o projeto envolve a realização, em cada cidade, de debates, seminários e conferências internacionais, exposições e concursos e, ainda, a simulação de uma sessão do Parlamento Europeu com o objetivo de consciencializar para a importância do exercício de uma cidadania ativa das populações locais, em especial dos públicos mais jovens, na construção da União Europeia.

Outro objetivo definido é a consolidação de uma rede de intercâmbio de experiências e conhecimentos culturais, sociais e profissionais entre as sete cidades europeias envolvidas no projeto.

“Future of Europe – Reload” representa a continuação natural do projeto “Europa no Futuro – Multifacetada e Unificada”, criado com os mesmos objetivos e que, entre 2015 e 2017, integrou três das cidades que voltam a juntar-se – Setúbal, Nughedu Santa Vitória e Aksakovo – e ainda Igualada, Espanha.

A nova candidatura, liderada pela cidade de Aksakovo e aprovada no início de dezembro, foi uma das 15 que a União Europeia aceitou financiar, numa seleção feita de entre centenas de candidaturas apresentadas por vários países comunitários.