17 de Julho de 2018
17º
max. 28º
min. 15º
dossiers
iniciativas em destaque
Os primeiros passos

A “estreia” em público aconteceu, em 1945, em Coimbra, onde chegara cinco anos antes para continuar os estudos. Frequentava ainda o Liceu, mas o facto de cantar permitia-lhe, embora fosse “bicho” – designação dada aos estudantes liceais –, escapar a certas praxes académicas.

Mas, como “não há bela sem senão”, as cantigas e a boémia terão sido responsáveis por dois chumbos, o que fez com que o “bicho-cantor”, como era conhecido, tivesse entrado para a Universidade, já casado, em 1949, matriculando-se na Faculdade de Letras, em Histórico-Filosóficas.

Os estudos, o trabalho – dava explicações e era revisor de provas no “Diário de Coimbra” – e a família não o impediram de continuar a cantar. Em 1953, ano em que nasceu o primeiro filho, foram editados os primeiros discos: dois 78 rotações, com fados de Coimbra, editados pela “Alvorada”, gravados no Emissor Regional da Emissora Nacional.

Três anos depois, lançou o primeiro EP: “Fados de Coimbra”. Como o próprio nome sugere, a canção coimbrã e as guitarras estão ainda presentes na obra, mas o rompimento com a tradição não está longe. Em 1960, numa altura em que frequentava, com assiduidade, coletividades recreativas, onde cantava, gravou o quarto disco, “Balada de outono”.

O trabalho seguinte, o da viragem em termos de estilo e de conteúdo, surgiu em 1962. O álbum – “Coimbra Orfeon of Portugal” – com “Minha Mãe” e “Balada Aleixo”, foi editado nos Estados Unidos. As guitarras ficaram pela primeira vez de fora. É acompanhado apenas à viola por José Niza e Durval Moreirinhas.

Ao todo, Zeca deixou 28 trabalhos discográficos, o último dos quais “Galinhas do Mato”, em 1985. Um deles, editado pela LUAR, com o tema “Foi na Cidade do Sado”.

Em palco apareceu pela última vez em 29 de janeiro de 1983. Foi no Coliseu de Lisboa.

Recordar José Afonso
outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign