22 de Agosto de 2017
25º
max. 31º
min. 18º
dossiers
iniciativas em destaque
Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal

O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, atualmente em desenvolvimento com o objetivo de criar um instrumento de gestão que resulte em ações e medidas favoráveis à utilização do espaço público, está aberto a um período de sugestões até 21 de abril.

A necessidade de implementação de princípios e diretrizes de sustentabilidade, bem como a monitorização dos elementos que caracterizam o ambiente urbano é evidente, à medida que se ampliam os problemas ambientais, económicos e sociais responsáveis pelo declínio da qualidade de vida nas cidades.

A necessidade de melhor e mais mobilidade urbana dentro das cidades é um tema cada vez mais presente nos nossos dias, visto que tem diretas implicações na qualidade de vida das pessoas, uma vez que que é necessário responder aos volumes crescentes de transporte motorizado.

Em algumas cidades, a mobilidade urbana já atingiu um nível que ultrapassa a capacidade do sistema viário, traduzindo-se na ocorrência de congestionamentos e no aumento dos problemas ambientais e da sinistralidade.

A melhoria das condições de mobilidade e, por sua vez, da qualidade da vida urbana passam por criar medidas que, em simultâneo, condicionem a circulação do transporte automóvel e melhorem o funcionamento dos transportes coletivos.

Para tal, é necessário ter em conta os vários tipos de medidas que abrangem os aspetos da mobilidade, no sentido de encontrar a melhor solução, que passa pela elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável.

No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Setúbal, a autarquia tem vindo a realizar um conjunto de estudos setoriais, tendo desenvolvido o Plano Diretor de Transportes (PDT), que efetuou um diagnóstico sobre a situação atual do sistema de transportes concelhio, apresentando igualmente proposta para o seu desenvolvimento.

No entanto, a criação de instrumentos de gestão da mobilidade é hoje unanimemente considerado um elemento essencial para o desenvolvimento urbano, devendo basear-se a sua elaboração em critérios de sustentabilidade e na promoção da articulação entre as políticas de transportes e o ordenamento do território, o que conduziu à intenção do município de concretizar um Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes.

No sentido de dotar o município deste instrumento de gestão da mobilidade, a autarquia viu aprovada em fevereiro de 2015 a sua candidatura ao Fundo de Eficiência Energética – Eixo Mobilidade Sustentável.

Na sequência desta aprovação, foi contratualizado, através de concurso de aquisição de serviços, a realização do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal à empresa TIS.pt – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, SA, no valor de 54.100 euros.

O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal tem como objetivos principais:

1. Melhoria da integração do planeamento da circulação e dos transportes com outros instrumentos de planeamento (ordenamento do território, ambientais, entre outros);
2. Definição e garantia dos níveis adequados de acessibilidade e mobilidade a todos os cidadãos;
3. Fomento dos transportes coletivos através da melhoria da qualidade do serviço prestado;
4. Reforço da segurança, do conforto e da qualidade dos espaços prioritários ao peão e dos modos de transporte não motorizado;
5. Redução do impacte dos transportes sobre a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos, privilegiando os modos de transportes suaves;
6. Melhoria do desempenho ambiental do sistema de transportes, procurando um equilíbrio entre o transporte eficaz de pessoas e de bens e os respetivos custos;
7. Análise da necessidade de investimentos em infraestruturas a realizar a médio prazo como contributo à concretização dos objetivos propostos;
8. Definição de uma política de gestão de estacionamento eficiente;
9. Melhoria da eficiência e eficácia do custo do transporte de pessoas e bens;
10. Garantia da sustentabilidade económica da oferta, assegurando transportes públicos de boa qualidade, com características técnicas adequadas à procura e à sustentabilidade económica da oferta com a necessária integração tarifária.

O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal é constituído por quatro grandes fases:

Fase 1: Levantamento, caracterização e diagnóstico
Fase 2: Condicionantes e definição de cenários e de linhas estratégicas para a mobilidade no município
Fase 3: Planos de ação
Fase 4: Programa de execução, meios e fontes de financiamento e sistema de monitorização

O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal apresenta-se como uma peça-chave na implementação de um sistema integrado de transportes que contempla soluções que viabilizam a adoção de políticas de gestão da mobilidade sustentáveis, estruturando a estratégia de mobilidade municipal, através da elaboração de planos de ação nas vertentes do transporte público, modos suaves, estacionamento, circulação, logística urbana e integração com o ordenamento do território.

A Câmara Municipal de Setúbal pretende estudar a mobilidade municipal e encontrar soluções sustentadas de transporte que viabilizem a adoção de políticas de gestão da mobilidade, reforçando a aposta na utilização dos transportes públicos/modos suaves e na promoção de hábitos de vida saudável.

Neste contexto, o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal traduz-se na elaboração de um documento estratégico e operacional que sirva de instrumento de atuação e sensibilização, o qual fomente a articulação entre os diferentes modos de transporte.

O objetivo é a implementação de um sistema integrado de mobilidade de uma forma racional, com o mínimo custo de investimento e de exploração, que permita diminuir o uso do transporte individual e, simultaneamente, garanta a adequada mobilidade das populações, promova a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.

O plano parte de uma caracterização global da mobilidade concelhia, não se restringindo ao contexto urbano, e tem como produto final a elaboração de um conjunto de planos de ação desenvolvidos no sentido do cumprimento dos objetivos da sustentabilidade equacionados nos objetivos da política de mobilidade sustentável:

⦁    Plano de Circulação
⦁    Plano Pedonal
⦁    Plano Ciclável
⦁    Plano de Estacionamento
⦁    Plano de Logística
⦁    Plano de Transportes Públicos
 

DÊ O SEU CONTRIBUTO

Nesta página, na área "documentos", podem ser consultados o relatório dos planos de ação e, para uma perceção do programa global, os relatórios das duas fases anteriores do Plano de Mobilidade e Transportes de Setúbal.

Na sequência da apresentação pública da fase dos planos de ação do Plano de Mobilidade e Transportes de Setúbal, realizada a 4 de abril, no Fórum Municipal Luísa Todi, o documento fica disponível para contributos, nomeadamente através de sugestões e críticas, que devem ser concretizados aqui.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign