25 de Abril de 2018
14º
max. 22º
min. 12º
dossiers
iniciativas em destaque
Alunos plantam árvore na Bela Vista

O Dia da Mundial da Árvore e da Floresta foi assinalado a 21, na Bela Vista, com a plantação de uma laranjeira no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade.

A iniciativa, no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, juntou interlocutores da Bela Vista e alunos de uma turma do 5.º ano da Escola Secundária Ordem de Sant’Iago. 

Uma árvore laranjeira, um dos símbolos de Setúbal, foi escolhida para ser plantada no pátio do Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista, equipamento, multifuncional, agregador de várias valências culturais e tecnológicas.

A ação contou com a participação de cerca de duas dezenas de alunos, que tiveram oportunidade de visitar e conhecer o espaço destinado a fomentar a criatividade dos jovens e que é gerido pelos próprios moradores da Bela Vista.

Esta é mais uma iniciativa do Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa que envolve diretamente a comunidade local em ações e iniciativas de melhoria do território e de aumento da qualidade de vida das populações.

O programa, que integra cinco bairros – Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António, assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelos próprios, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

.....................................................................................................................................

 

Media

A Bela Vista é notícia pelos melhores motivos.

.....................................................................................................................................

Nosso Bairro, Nossa Cidade

A participação ativa e permanente dos moradores em ações de melhoria dos bairros são elementos impulsionadores do “Nosso Bairro, Nossa Cidade” – Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente, criado pela Câmara Municipal de Setúbal. Ler mais

.....................................................................................................................................

Área de intervenção

O programa "Nosso Bairro, Nossa Cidade" incide em cinco áreas residenciais, totalizando 1592 fogos.

.....................................................................................................................................

Atividades

A construção de um futuro melhor é feita de homens e mulheres, dos jovens aos idosos. É feita a uma só voz, num esforço e empenho conjunto, aliado a uma participação cívica ativa e sem precedentes, que junta uma multiplicidade de culturas e etnias com várias crenças.

O dinamismo é uma das imagens de marca do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa municipal que tem na população a força motriz e que anualmente, desde 2012, impulsiona um conjunto de atividades, em prol da comunidade, em vários setores de intervenção.

Nesse conjunto são promovidas ações de reabilitação urbana, com pinturas de edifícios e galerias, reparações de escadas e recuperação de espaços devolutos, com materiais disponibilizados pela autarquia e apoios mecenáticos para a execução das obras, a cargo dos moradores

As atividades dinamizadas no “Nosso Bairro, Nossa Cidade” englobam também as áreas de cultura, ação social, formação cívica e desporto, com uma panóplia de iniciativas que fomentam mais convívio e partilha, assim como um contacto de proximidade entre moradores, entre os diferentes bairros e a própria cidade.

Tudo isto é debatido, anualmente, em encontros, em formato de plenário, em que moradores, Executivo municipal, técnicos camarários e representantes de instituições, reunidos em grupos de trabalho, discutem, analisam, refletem e apresentam novas ideias a implementar no âmbito do programa.
 

  • 1.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Mais de 170 moradores participaram, a 21 de abril de 2013, num exemplo de participação ativa e exercício de cidadania, no 1.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade. Este foi o pontapé de saída para a realização, anual, desta iniciativa. 
     
  • 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Do esforço conjunto e da participação ativa do 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, a 16 de novembro de 2014, saiu um novo conjunto de propostas a implementar que deram continuidade a quase três anos de programa. 
  • 3.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Mais um momento de mobilização para a tomada de decisões coletivas, em que os moradores, reunidos a 29 de novembro de 2015, reafirmaram a liderança no programa, dando visibilidade e reconhecimento aos seus valores.
     
  • Assembleia de Moradores
    Os moradores, reunidos em assembleia, a 7 de maio de 2017, avaliaram o trabalho realizado nos primeiros cinco anos do Programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” e reforçaram o compromisso ativo através da assinatura da Declaração da Bela Vista.
     

.....................................................................................................................................

RUBE

A supressão dos estigmas sociais associados à Bela Vista, com a criação, em paralelo, de uma dinâmica social que incremente o relacionamento salutar e profícuo entre as várias comunidades residentes no bairro são dos principais objetivos do RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente. O programa, aprovado pelo PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, implica o desenvolvimento de 18 projetos e 16 ações complementares.

ferramentas
outros dossiers
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign