23 de Janeiro de 2018
13º
max. 14º
min. 7º
dossiers
iniciativas em destaque
Bela Vista em Belém

Cerca de cem jovens participantes no projeto Férias no Bairro, que envolve moradores dos cinco bairros da zona da Bela Vista, participaram no dia 28 numa visita ao Palácio de Belém e ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Crianças e jovens dos 6 aos 16 anos fizeram visitas guiadas ao Palácio de Belém, bem como ao Picadeiro Real, edifício que integra a residência oficial do Presidente da República e que funciona como núcleo expositivo do Museu dos Coches.

Férias no Bairro é uma iniciativa do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, através do qual a Câmara Municipal de Setúbal trabalha em parceria com os moradores do território da zona da Bela Vista na melhoria de aspetos relacionados com a urbanidade e qualidade de vida local.

Os próprios monitores que acompanharam os jovens nas visitas realizadas ontem são moradores dos bairros envolvidos no programa, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas.

O passeio a Lisboa demorou cerca de duas horas, com a excursão a ser dividida em quatro grupos etários distintos na visita ao Palácio de Belém, de forma a que os guias adequassem os conteúdos aos interesses dos participantes.

Problemas de saúde de última hora impediram o Presidente da República de privar uns momentos com o grupo de Setúbal como combinara com a comunidade local durante uma visita que realizou à Bela Vista a dia 10 de dezembro.

No entanto, o grupo cumpriu a intenção de cantar “Rio Azul”, uma das canções mais representativas do concelho de Setúbal, interpretando-a para a equipa da Presidência da República que guiou a excursão proveniente da Bela Vista.

O projeto Férias no Bairro destina-se à realização de atividades ocupacionais da comunidade juvenil da Bela Vista durante as pausas escolares, respeitando os valores inerentes ao Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Este programa, criado pela autarquia setubalense, só é possível colocar em prática graças ao envolvimento direto dos munícipes residentes nos cinco bairros envolvidos, através do qual todas as ações são organizadas pela própria comunidade, que desenvolve, assim, princípios de autonomia, responsabilidade e crescimento coletivo.

.....................................................................................................................................

 

Media

A Bela Vista é notícia pelos melhores motivos.

.....................................................................................................................................

Nosso Bairro, Nossa Cidade

A participação ativa e permanente dos moradores em ações de melhoria dos bairros são elementos impulsionadores do “Nosso Bairro, Nossa Cidade” – Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente, criado pela Câmara Municipal de Setúbal. Ler mais

.....................................................................................................................................

Área de intervenção

O programa "Nosso Bairro, Nossa Cidade" incide em cinco áreas residenciais, totalizando 1592 fogos.

.....................................................................................................................................

Atividades

A construção de um futuro melhor é feita de homens e mulheres, dos jovens aos idosos. É feita a uma só voz, num esforço e empenho conjunto, aliado a uma participação cívica ativa e sem precedentes, que junta uma multiplicidade de culturas e etnias com várias crenças.

O dinamismo é uma das imagens de marca do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa municipal que tem na população a força motriz e que anualmente, desde 2012, impulsiona um conjunto de atividades, em prol da comunidade, em vários setores de intervenção.

Nesse conjunto são promovidas ações de reabilitação urbana, com pinturas de edifícios e galerias, reparações de escadas e recuperação de espaços devolutos, com materiais disponibilizados pela autarquia e apoios mecenáticos para a execução das obras, a cargo dos moradores

As atividades dinamizadas no “Nosso Bairro, Nossa Cidade” englobam também as áreas de cultura, ação social, formação cívica e desporto, com uma panóplia de iniciativas que fomentam mais convívio e partilha, assim como um contacto de proximidade entre moradores, entre os diferentes bairros e a própria cidade.

Tudo isto é debatido, anualmente, em encontros, em formato de plenário, em que moradores, Executivo municipal, técnicos camarários e representantes de instituições, reunidos em grupos de trabalho, discutem, analisam, refletem e apresentam novas ideias a implementar no âmbito do programa.
 

  • 1.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Mais de 170 moradores participaram, a 21 de abril de 2013, num exemplo de participação ativa e exercício de cidadania, no 1.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade. Este foi o pontapé de saída para a realização, anual, desta iniciativa. 
     
  • 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Do esforço conjunto e da participação ativa do 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, a 16 de novembro de 2014, saiu um novo conjunto de propostas a implementar que deram continuidade a quase três anos de programa. 
  • 3.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Mais um momento de mobilização para a tomada de decisões coletivas, em que os moradores, reunidos a 29 de novembro de 2015, reafirmaram a liderança no programa, dando visibilidade e reconhecimento aos seus valores.
     
  • Assembleia de Moradores
    Os moradores, reunidos em assembleia, a 7 de maio de 2017, avaliaram o trabalho realizado nos primeiros cinco anos do Programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” e reforçaram o compromisso ativo através da assinatura da Declaração da Bela Vista.
     

.....................................................................................................................................

RUBE

A supressão dos estigmas sociais associados à Bela Vista, com a criação, em paralelo, de uma dinâmica social que incremente o relacionamento salutar e profícuo entre as várias comunidades residentes no bairro são dos principais objetivos do RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente. O programa, aprovado pelo PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, implica o desenvolvimento de 18 projetos e 16 ações complementares.

ferramentas
outros dossiers
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign