22 de Junho de 2018
22º
max. 27º
min. 16º
dossiers
iniciativas em destaque
Cicloturistas em passeio primaveril

Cerca de 150 pessoas, de diversas idades, participaram no dia 13 de maio num passeio em bicicleta que deu a conhecer Setúbal, com particular incidência no território de intervenção do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Num clima de boa disposição e convívio, o 7.º Passeio da Primavera de Cicloturismo levou os participantes a pedalar por cantos e recantos do concelho, num percurso de vinte quilómetros que aliou a promoção da prática desportiva ao lazer

Após a partida, no Largo da Junta de Freguesia de São Sebastião, os ciclistas dirigiram-se ao centro da cidade onde passaram por locais como a Avenida José Mourinho, o Parque Urbano de Albarquel e o Estádio do Bonfim.

De regresso à freguesia de São Sebastião, os ciclistas passaram pela Nova Azeda e pelo Monte Belo, antes da tradicional passagem pelo território de intervenção do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, que nesta edição incidiu na Bela Vista e no Forte da Bela Vista.

O 7.º Passeio da Primavera de Cicloturismo, organizado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, no âmbito do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, com vários apoios, terminou na Pista Municipal de BMX de Setúbal, localizada no Parque Verde da Bela Vista, onde os participantes assistiram a demostrações de BMX pelo Núcleo Bicross de Setúbal.

.....................................................................................................................................

 

Media

A Bela Vista é notícia pelos melhores motivos.

.....................................................................................................................................

Nosso Bairro, Nossa Cidade

A participação ativa e permanente dos moradores em ações de melhoria dos bairros são elementos impulsionadores do “Nosso Bairro, Nossa Cidade” – Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente, criado pela Câmara Municipal de Setúbal. Ler mais

.....................................................................................................................................

Área de intervenção

O programa "Nosso Bairro, Nossa Cidade" incide em cinco áreas residenciais, totalizando 1592 fogos.

.....................................................................................................................................

Atividades

A construção de um futuro melhor é feita de homens e mulheres, dos jovens aos idosos. É feita a uma só voz, num esforço e empenho conjunto, aliado a uma participação cívica ativa e sem precedentes, que junta uma multiplicidade de culturas e etnias com várias crenças.

O dinamismo é uma das imagens de marca do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa municipal que tem na população a força motriz e que anualmente, desde 2012, impulsiona um conjunto de atividades, em prol da comunidade, em vários setores de intervenção.

Nesse conjunto são promovidas ações de reabilitação urbana, com pinturas de edifícios e galerias, reparações de escadas e recuperação de espaços devolutos, com materiais disponibilizados pela autarquia e apoios mecenáticos para a execução das obras, a cargo dos moradores

As atividades dinamizadas no “Nosso Bairro, Nossa Cidade” englobam também as áreas de cultura, ação social, formação cívica e desporto, com uma panóplia de iniciativas que fomentam mais convívio e partilha, assim como um contacto de proximidade entre moradores, entre os diferentes bairros e a própria cidade.

Tudo isto é debatido, anualmente, em encontros, em formato de plenário, em que moradores, Executivo municipal, técnicos camarários e representantes de instituições, reunidos em grupos de trabalho, discutem, analisam, refletem e apresentam novas ideias a implementar no âmbito do programa.
 

  • 1.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Mais de 170 moradores participaram, a 21 de abril de 2013, num exemplo de participação ativa e exercício de cidadania, no 1.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade. Este foi o pontapé de saída para a realização, anual, desta iniciativa. 
     
  • 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Do esforço conjunto e da participação ativa do 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, a 16 de novembro de 2014, saiu um novo conjunto de propostas a implementar que deram continuidade a quase três anos de programa. 
  • 3.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade
    Mais um momento de mobilização para a tomada de decisões coletivas, em que os moradores, reunidos a 29 de novembro de 2015, reafirmaram a liderança no programa, dando visibilidade e reconhecimento aos seus valores.
     
  • Assembleia de Moradores
    Os moradores, reunidos em assembleia, a 7 de maio de 2017, avaliaram o trabalho realizado nos primeiros cinco anos do Programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” e reforçaram o compromisso ativo através da assinatura da Declaração da Bela Vista.
     

.....................................................................................................................................

RUBE

A supressão dos estigmas sociais associados à Bela Vista, com a criação, em paralelo, de uma dinâmica social que incremente o relacionamento salutar e profícuo entre as várias comunidades residentes no bairro são dos principais objetivos do RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente. O programa, aprovado pelo PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, implica o desenvolvimento de 18 projetos e 16 ações complementares.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign