20 de Outubro de 2017
20º
max. 20º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 27 de Abril de 2015
'A Traineira' com histórias de Setúbal

Histórias da transformação de Setúbal ao longo dos tempos são retratadas em “A Traineira”, romance ficcional de Alfredo Portugal da Silveira, baseado em factos e personagens reais, apresentado no dia 24, ao final da tarde, na Casa da Cultura.

A obra literária, com prefácio da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, aborda a evolução da cidade, com histórias centradas, sobretudo, na comunidade piscatória, mas também em espaços e locais carismáticos da urbe sadina.

Na apresentação de “A Traineira”, evento que lotou a Sala José Afonso da Casa da Cultura, a autarca sublinhou que o autor “conta as histórias de tempos a que se seguiram outros tempos”, naquilo que é “a eterna mudança em que vivem as cidades e que as povoa”.

Maria das Dores Meira realçou o leitor encontra o “ceticismo de quem vê a cidade transformar-se além da sua imediata compreensão”, bem como “a chama do otimismo de que outros tempos virão e da esperança de quem ainda teve tempo de assistir à mudança por que ansiava”

No livro, afirmou a autarca, “ouvem-se as vozes dos pescadores setubalenses, desalentados com a modernidade que, afinal, para eles, foi tudo menos isso, prova-se o sal que fica no cais depois de descarregado o peixe para lota e ouve-se e vê-se as personagens que habitaram a cidade”.

Na apresentação do livro, editado pela Apolo 70, que incluiu apontamentos culturais pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal e por “Os Massacotes”, a presidente da Autarquia elogiou a importância do contributo da obra literária para perpetuar a história e a identidade setubalenses ao longo dos tempos.

“É um espaço de memória, um local no qual reencontramos os tempos que foram nossos e de muitos outros e que nos fazem sentir saudades de nós próprios. Ao mesmo tempo, dão-nos alento para ver o que aí vem, para construir o que queremos que sejam os novos tempos”, frisou Maria das Dores Meira.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign