25 de Junho de 2018
21º
max. 23º
min. 16º
notícias
iniciativas em destaque
mobilidade 24 de Maio de 2018
'Arrábida Sem Carros' já em vigor

A implementação das medidas do programa “Arrábida Sem Carros”, destinado a garantir a fluidez de trânsito e segurança no acesso às praias de Setúbal, foi antecipada para 31 de maio, por se tratar de um feriado.

A decisão, tomada pela Câmara Municipal de Setúbal em conjunto com a GNR e a transportadora TST, pretende fazer face à possibilidade de no feriado de 31 de maio se verificar grande afluência de pessoas às praias, caso haja condições meteorológicas favoráveis, não obstante a época balnear apenas se iniciar oficialmente no dia seguinte, 1 de junho.

Assim, o conjunto de medidas do programa “Arrábida Sem Carros”, com interdições de circulação, restrições de estacionamento e um novo plano de mobilidade, entrar em vigor a 31 de maio com o objetivo de promover uma estratégia diversificada de gestão da mobilidade de acesso às zonas balneares.

A criação de parques de estacionamento de rebatimento, a limitação do acesso em transporte individual, a implementação de um sistema de fiscalização do estacionamento eficiente e dissuasor e a criação de um método de gestão informativa dinâmico do acesso às praias são algumas das medidas.

A EN 379-1 tem trânsito condicionado até 16 de setembro com o objetivo de garantir a melhor solução de mobilidade para todos no acesso às praias do concelho, prevenir riscos relacionados com situações de emergência e socorro e melhorar as condições ambientais e de segurança das praias.

As medidas contemplam ainda a interdição total da circulação de automóveis ligeiros, nos dois sentidos, entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro, durante o período das 07h00 às 20h00, exceto para veículos autorizados, de duas rodas, veículos de emergência e transportes públicos e escolares.

É proibido o estacionamento neste troço, com exceção dos locais devidamente assinalados e autorizados para o efeito, sendo que os veículos de duas rodas podem estacionar longitudinalmente e sem ocupar a faixa de rodagem.

Outras medidas passam pela promoção da fiscalização do estacionamento ilegal pelas entidades competentes e da disciplina da circulação de viaturas fora das zonas identificadas – Parque do Outão, Figueirinha e Creiro.

O reforço da fiscalização do estacionamento abusivo na Praia de Albarquel também está previsto.

A estratégia define que os veículos de duas rodas e dos concessionários apenas podem estacionar nos locais indicados para o efeito, o mesmo sucedendo com o transporte escolar para a tomada e largada de passageiros.

Quanto à aposta no uso do transporte público para o acesso às praias da Arrábida apenas será possível com a disciplina da circulação viária em transporte individual e do estacionamento.

Para tal, as interdições de circulação e a definição de locais específicos de estacionamento são acompanhadas da colocação de impedimentos físicos nas bermas da estrada a partir do Hospital do Outão.

Em período de discussão pública está ainda o Projeto de Regulamento Específico de Zonas de Estacionamento Controlado na Praia da Figueirinha, que inclui o ordenamento do estacionamento e a aplicação de um regime tarifado entre as 08h00 e as 19h00.

É também criado de um serviço de autocarros de ligação às praias da Arrábida durante a época balnear, entre parques de estacionamento de rebatimento localizados na cidade e as praias.

Assim, há novas carreiras entre o Parque da Secil e a Praia da Figueirinha, entre as estações rodoviária e ferroviária e a Figueirinha, entre o Alegro e a Figueirinha, entre a Casa da Baía e a Praia de Albarquel e entre Brejos de Azeitão e o Creiro.

Para garantir o acesso às praias no troço cortado ao trânsito automóvel individual, é criado um serviço de vaivém gratuito em minibus entre a Figueirinha e o Creiro, com frequência de vinte em vinte minutos, a funcionar das 09h00 às 19h30.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign