18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 20 de Setembro de 2016
'Fónix' viaja até Lisboa

A exposição “Fónix”, de Nuno Saraiva, apresentada em junho, em Setúbal, na Festa da Ilustração 2016, é divulgada agora em Lisboa, entre os dias 22 de setembro e 31 de outubro.

A mostra, que assinalou a abertura oficial da Festa da Ilustração 2016, na Casa da Cultura, fica agora patente na Casa da Imprensa do âmbito do programa Bairro das Artes.

O evento cultural lisboeta, organizado pela “Isto não é um Cachimbo. Associação”, com exposições, filmes e lançamento de livros em 34 espaços de arte contemporânea, acolhe os trabalhos de Nuno Saraiva. A inauguração, marcada para 22 de setembro, às 18h00, conta com a presença do ilustrador.

Em “Fónix”, o ilustrador almadense mostra trabalhos publicados em jornais e revistas, mas também em obras literárias, produzidos no período de dez anos.

Entre as obras estão ilustrações de mulheres, violadas e assassinadas, feitas com base em fotografias de investigação criminal a propósito do estripador de Lisboa para um trabalho publicado no jornal Sol.

Também uma das criações mais icónicas de Nuno Saraiva, “A Entrega dos Bigodes”, originalmente um painel de grandes dimensões para a exposição “Jogo da Glória – O século XX malvisto pelo desenho de humor”, do Palácio da Cidadela de Cascais, pode ser admirada na Casa da Imprensa.

Nuno Saraiva partilha também os primeiros desenhos feitos à volta do fado, tema que no início pouco o atraía, e também desenhos com tatuagens, replicadas depois de ter visto as originais na pele de homens falecidos sem família e conservadas em formol no Instituto de Medicina Legal.

Também a “Sardinha Maminha”, ilustração feita para a programação das Festas de Lisboa de 2009, pode ser vista pelo público.

Outro dos trabalhos é um monte de ratos em delírio colorido a assistir ao concerto de uma banda rock. Era assim a capa de “Rock Radioactivo”, o primeiro disco dos Mata Ratos, e que foi também o primeiro trabalho como ilustrador, na altura com 20 anos.

“Fónix” foi uma das muitas exposições apresentadas na Festa da Ilustração 2016, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceira com a DDLX Design Comunicação e a Abysmo Editora.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign