22 de Outubro de 2017
21º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
musical 10 de Janeiro de 2013
'Luísa Todi' ovacionada em Setúbal

A estreia de um musical sobre a vida de Luísa Todi foi o ponto alto das comemorações dos 260 anos do nascimento da cantora lírica sadina do século XVIII, mundialmente famosa, espetáculo que terminou com uma ovação de pé.

Durante largos minutos, o elenco de 35 atores, cantores e bailarinos e a orquestra de 17 músicos de “Luísa Todi – O Musical” foram aclamados pelo público que esgotou por completo o Fórum Municipal Luísa Todi.

Com direção cénica de Miguel Assis, o espetáculo, em cena até domingo, representa um marco no concelho principalmente por envolver artistas profissionais e amadores de quase duas dezenas de instituições culturais de Setúbal, que, num projeto inédito, trabalharam em conjunto para tornar realidade a grande produção estreada no dia 9.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, enfatizou essa união de esforços, quando, no final do musical, ao aplaudir no palco o elenco, sublinhou: “Isto é Setúbal!”

O musical sobre Luísa Todi, com três horas de duração, foi escrito por Rui Mesquita, tem letra de Alexandrina Pereira, música e direção musical de Carlos Pinto, coreografia de Iolanda Rodrigues e figurinos por Filipe Blanquet.

Momentos antes do início, Rui Mesquita alimentava expectativas muito elevadas quanto ao êxito do espetáculo. “Mas mais do que isso, importa realçar ter-se conseguido reunir as forças culturais do concelho em torno deste projeto, num esforço conjunto. Isso é algo que não é comum. Seja onde for”, salientou.

Na conceção do musical, Rui Mesquita enfatizou que o principal objetivo “foi dar teatralidade aos dados históricos”, recordando que muitas das notas biográficas sobre Luísa Todi tiveram origem num trabalho de 1815 elaborado por um professor da Universidade de Coimbra.

“Fui encontrar as coisas mais ‘diabólicas’. O mais engraçado é que essa obra esteve quase a desaparecer numa grande inundação que afetou os Paços do Concelho há muitos anos. Por acaso, encontrei-a e sequei-a, tendo depois sido uma preciosa ajuda na criação do musical”, recorda.

“Luísa Todi – O Musical”, com um elenco com várias gerações de artistas, pode ser visto até ao dia 12 às 21h30 e no, no dia 13, às 16h00.

Os bilhetes custam dez euros para a plateia e oito para o balcão, podendo ser adquiridos em www.bilheteiraonline.pt ou na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, aberta todos os dias das 13h00 às 20h00 ou até trinta minutos após o início dos espetáculos.

A estreia do musical integrou as comemorações dos 260 anos do nascimento de Luísa Todi, que decorreram ao longo do dia em Setúbal e terminam no dia 10 com uma atuação do Coral Luísa Todi, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Consulte aqui a programação do Fórum Municipal Luísa Todi.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign