21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
natação 23 de Junho de 2014
'Setúbal Bay' de olhos no Sado

Atletas participantes na etapa setubalense da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup marcam presença numa conferência de imprensa, dia 26, às 11h30, no Hotel do Sado, de antevisão da prova de natação em águas abertas a realizar em Setúbal.

Mais de uma centena de nadadores dos cinco continentes abraçam o desafio nas águas do Sado, no dia 28, à tarde, para percorrer os 10 quilómetros da “Setúbal Bay” ao longo de um percurso retangular delineado numa zona defronte do Parque Urbano de Albarquel.

A etapa de Setúbal da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal, é iniciada com a prova masculina, às 16h00, seguida, dez minutos depois, da partida da feminina.

O número recorde de participantes, num total de 104 nadadores em representação de 23 países, marca o regresso a Setúbal de uma etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas, naquela que é a única prova da competição realizada este ano na Europa.

O elevado número de participantes atesta que a prova setubalense, integrada no calendário desportivo dos 12.os Jogos do Sado, pela organização e condições naturais, é uma das etapas mais disputadas do circuito mundial, contando com a presença dos melhores atletas do ranking mundial.

Setúbal recebe pela sétima vez uma etapa do circuito mundial de natação em águas abertas, depois de provas entre 2006 e 2011, a que acresce, em 2012, uma qualificação olímpica, e nesta nova edição o destaque vai para a participação de sete nadadores medalhados nos Jogos Olímpicos de Londres e noutras competições internacionais recentes.

Entre os homens, Thomas Lurz, Spyridon Gianniotis e Simone Ruffini, atual número um da disciplina, são os nomes mais sonantes, enquanto nas mulheres as atenções centram-se em Poliana Okimoto, que defende o primeiro lugar do ranking, Haley Anderson, Ana Cunha, Martina Grimaldi e na veterana Angela Maurer.

Após a realização de uma prova de qualificação olímpica em 2012, seguiu-se um ano de interregno no qual foi celebrado um acordo para a realização, em Setúbal, de mais quatro provas da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup, competição que se mantém no Sado até 2017.

A “Setúbal Bay” regista a participação de uma equipa de sete nadadores portugueses, uma seleção nacional renovada, num misto de experiência e jovens promessas, composta por Hugo Ribeiro, Vasco Gaspar, Tiago Oliveira, Alexandre Coutinho, Angélica André, Florbela Machado e Vânia Neves.

A competição internacional é antecedida de uma prova aberta, às 10h30, na distância de 1500 metros. O evento de promoção das águas abertas destina-se a nadadores entre os 14 e os 89 anos.

A FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, com um total de oito provas, começou em fevereiro em Viedma, na Argentina, e já passou por Cancun, México. Depois da etapa setubalense, passa, até outubro, pelas águas de Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic, no Canadá, e de Chun’an e Hong Kong, na China.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign