23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
natação 26 de Junho de 2014
'Setúbal Bay' mais forte de sempre

Setúbal recebe no dia 28 a prova mais competitiva de sempre realizada em Portugal em edições da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas e das etapas da edição de 2014 deste evento desportivo internacional.

“A participação de nadadores de topo de águas abertas a nível mundial fazem desta etapa a mais forte de sempre realizada no País”, sublinhou o diretor técnico nacional, José Manuel Borges, no dia 26, em conferência de imprensa, que serviu de antevisão da etapa de Setúbal da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, a realizar a 28, à tarde, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

A constatação do selecionador nacional em encontro com os jornalistas, no qual marcaram presença alguns atletas que vão participar na competição, é atestada “pelo número recorde de nadadores inscritos nas provas masculina e feminina e, principalmente, pela qualidade do leque de nadadores que compete em Setúbal”, entre os quais “os melhores especialistas mundiais desta disciplina”.

O presidente do comité organizador, Luís Liberato, confirma que esta é a “etapa mais forte de sempre realizada em Setúbal e a da presente edição”, com a presença dos “melhores especialistas mundiais de águas abertas”, entre os quais sete medalhados olímpicos e outras provas internacionais recentes.

O regresso a Setúbal de uma etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas é marcado pela participação de um total de 104 nadadores, em representação de 23 países, dos cinco continentes. Os 10 quilómetros daquela que é a única prova da competição realizada este ano na Europa são percorridos num percurso retangular no rio Sado.

A etapa de Setúbal, uma parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Setúbal, é iniciada com a prova masculina, às 16h00, seguida, dez minutos depois, da partida da feminina.

O diretor técnico nacional referiu que a etapa da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup, a terceira da presente edição, “já conquistou um espaço especial” ao atrair “os melhores nadadores de águas abertas”. Por isso, vincou, “é uma boa oportunidade de partilhar momentos emocionantes durante a prova”.

Entre os homens, Thomas Lurz, Spyridon Gianniotis e Simone Ruffini, atual número um da disciplina, são os nomes mais sonantes, enquanto nas mulheres as atenções centram-se em Poliana Okimoto, que defende o primeiro lugar do ranking, Haley Anderson, Ana Cunha, Martina Grimaldi e na veterana Angela Maurer.

Poliana Okimoto, atual número um do ranking mundial da especialidade, também repete a presença em Setúbal, cidade da qual guarda boas recordações. “É uma prova forte, sempre muito disputada, e uma das mais bem organizadas do circuito mundial”, elogiou no encontro com os jornalistas.

Sem reconhecer o favoritismo, a nadadora brasileira esclareceu que “cada prova é diferente e que tudo pode acontecer”. A baixa temperatura da água, que no dia da prova ronda os 18/19 graus, é um obstáculo a superar. “Já venci uma vez em Setúbal e espero repetir o triunfo. Vou dar o meu melhor.”

A “Setúbal Bay 2014” regista a participação de uma seleção nacional renovada, com sete nadadores, num misto de experiência e jovens promessas, composta por Hugo Ribeiro, Vasco Gaspar, Tiago Oliveira, Alexandre Coutinho, Angélica André, Florbela Machado e Vânia Neves.

Os atletas da seleção portuguesa Hugo Ribeiro e Angélica André, atuais campeões nacionais da disciplina na distância de 10 quilómetros, também repetem uma participação em Setúbal e mostram-se confiantes em alcançar uma boa prestação, apesar da forte competição.

“O objetivo nesta altura da época desportiva é ficar no top-10”, afirmou Hugo Ribeiro, satisfeito por voltar a Setúbal. “É um sítio fantástico, com condições excecionais.”

O atleta frisou ainda que esta prova “constitui uma importante avaliação física para outras competições que se aproximam”, nomeadamente o Europeu de Berlim, que se realiza já em agosto.

Já Angélica André, sem arriscar nenhum lugar nem adiantar os objetivos pessoais propostos para esta etapa da “Setúbal Bay 2014”, partilhou a ideia do colega da seleção nacional em relação à vertente de preparação proporcionada pela prova. “Vai ser um bom teste para o próximo Europeu.”

Setúbal recebe pela sétima vez uma etapa do circuito mundial de natação em águas abertas, depois de provas entre 2006 e 2011. Acresce, em 2012, uma qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, ganha pelo tunisino Oussama Mellouli, que também alcançou o ouro olímpico.

A FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014 é “mais uma grande prova internacional na cidade”, salientou o vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro do Desporto, Pedro Pina. Ao lançar o repto à população, para uma grande adesão de “público a assistir a esta competição mundial”, desejou que “tudo corra pelo melhor”.

Daniel Viegas, diretor da Federação Portuguesa de Natação, que recentemente abandonou a competição de natação em águas abertas, elogiou a “larga experiência” da Autarquia setubalense na organização da competição. “Espero que a prova mantenha o padrão de sucesso das edições anteriores.”

Após a realização de uma prova de qualificação olímpica em 2012, seguiu-se um ano de interregno no qual foi celebrado um acordo para a realização, em Setúbal, de mais quatro provas da FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup, que se mantém no Sado até 2017.

A competição internacional é antecedida de uma prova aberta, às 10h30, na distância de 1500 metros. O evento de promoção das águas abertas, no qual está confirmada a participação de cerca de duas centenas de nadadores, destina-se a todos participantes com idades compreendidas entre os 14 e os 89 anos.

A FINA 10 Km Marathon Swimming World Cup 2014, com um total de oito provas, começou em fevereiro em Viedma, na Argentina, e já passou por Cancun, México. Depois da etapa setubalense, passa, até outubro, pelas águas de Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic, no Canadá, e de Chun’an e Hong Kong, na China.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign