18 de Dezembro de 2017
13º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
hino 16 de Janeiro de 2017
'Setúbal é nossa' é o novo hino

“Setúbal é nossa e de todos nós” é o nome do novo Hino do Município, anunciado no dia 13 em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

A obra que canta a cidade é da autoria de Artur Jordão e Bruno Frazão e foi a partitura que sobressaiu de entre os seis trabalhos inscritos na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

Em linhas gerais, os autores descrevem a composição como sendo “simples” e garantem que “o refrão, que é a parte essencial, vai ficar no ouvido”.

O hino, “ao nível do conteúdo, fala sobre a cidade e os costumes das pessoas, as suas origens”, com “uma linguagem fácil, que não é difícil de perceber”, explica Bruno Frazão.

Já o coautor Artur Jordão, responsável pela música do novo Hino do Município, acredita que esta é uma obra feita para perdurar.

“Este trabalho tem muito peso para nós, que temos vencido outros prémios, ao nível das marchas populares e que, como sabemos, são mais facilmente esquecidas. À partida, este hino ficará ligado à história da cidade”, assegura.

Após o anúncio do nome e dos autores, a apresentação oficial da obra acontece a 19 de abril, nas comemorações da elevação de Setúbal a cidade. Segundo os autores, será neste dia o verdadeiro veredito da avaliação do hino.

“Quando a população conhecer o hino, então, aí, é que teremos a verdadeira opinião. Será, acima de tudo, aquela que mais teremos em conta e que ansiamos”, refere Artur Jordão.

“Setúbal é nossa e de todos nós” foi a obra escolhida pelo júri, elenco cujas identidades só foram conhecidas na apresentação do hino vencedor. Coube ao músico António Ferrão (Toy), a Nelson Rosado, da banda “Anjos”, e à produtora musical e autora Ester Correia a avaliação das seis obras a concurso.

“Este hino que elegemos foi aquele que nos pareceu o mais completo. A letra cabe bem na música, está bem escrito e tem andamento. Não somos donos da verdade, mas este pareceu-nos o melhor”, justificou, deste modo, Toy, a decisão do júri.

Acerca das restantes obras avaliadas, o músico garantiu que todas estavam “muito agradáveis de ouvir”.

O concurso do Hino do Município foi desenvolvido pela autarquia com o intuito de devolver a Setúbal uma canção própria, composta originalmente por Joaquim José Sant’Ana, em 1898.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a escolha de um hino “é mais uma peça no caminho percorrido de intensa valorização de Setúbal”.

Durante a cerimónia de dia 13, a autarca afirmou ainda que o hino que evoca a cidade deve transmitir a essência das suas gentes.   

“O novo hino pode ajudar a promover a autoestima da população. É importante que Setúbal tenha autoestima, que tenha orgulho de tudo aquilo que a constitui, desde as tradições à geografia que a compõe, passando pela serra e pelo rio”, sublinhou.

A autarca recordou que Setúbal tem outros “hinos”, os quais, afiançou, continuarão a ser cantados e serão motivo de orgulho.

“Não tem sido em vão que tenho afirmado que queremos Mais Cidade. Setúbal é uma cidade rica em variadíssimos aspetos. Tem uma identidade fortíssima que reflete coisas tão simples. Temos uma musicalidade própria nas nossas vidas sadinas, uma letra especial que faz de nós setubalenses”, salientou Maria das Dores Meira.

Ainda sobre a eleição do Hino do Município, os títulos a concurso foram todos assinados com um pseudónimo e entregues em envelope fechado, sem a verdadeira identificação do candidato.

A composição vencedora foi entregue a concurso com o pseudónimo de “w.martinol”, com a verdadeira identidade dos autores, premiados com 1500 euros, a ser apenas conhecida na apresentação de dia 13.

A cerimónia de apresentação da partitura vencedora começou com um apontamento musical da responsabilidade da soprano Ana Catarina Tomás e do pianista Gonçalo Simões, que interpretaram “O Amor a Portugal”, de Ennio Morricone.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign