18 de Dezembro de 2017
13º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
pesca 02 de Junho de 2017
À descoberta das tradições marítimas

Perto de quatro centenas de crianças participaram nos ateliers sobre tradições marítimas realizados entre 29 de maio e 2 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, no âmbito da Semana do Mar e do Pescador 2017.

Os alunos das escolas básicas de 1.º ciclo do Casal das Figueiras, Arcos, Montalvão, Laranjeiras e São Gabriel tiveram oportunidade de participar em aulas de remo e canoagem e de aprenderem um pouco mais sobre diversas artes de pesca.

De salientar, igualmente, a participação animada das crianças nas aulas sobre o entrilhar das redes, com antigos pescadores, e sobre carpintaria naval e calafetagem de barcos de madeira, com um carpinteiro a arranjar ao vivo e a explicar às crianças como se arranja uma embarcação.

Numa parceria com a Ocean Alive, foi dado a conhecer um pouco mais sobre a vida marinha do Estuário do Sado e da costa da Arrábida, em ateliers de sensibilização ambiental, a bordo da embarcação Maravilha do Sado.

Nesta ação, intitulada “Pradarias Marinhas: um ninho no fundo do estuário”, conduzida por uma bióloga marinha e uma pescadora, participaram duas centenas e meia de alunos do 4.º ano.

Os ateliers e os passeios de barco integraram a Mostra de Tradições Marítimas, a decorrer até dia 4, no Parque Urbano de Albarquel, no âmbito da Semana do Mar e do Pescador, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e pela União das Freguesias de Setúbal, com diversas parcerias.

Esta mostra inclui todos os dias, das 12h00 às 24h00, a iniciativa “Petiscos com sabor a mar” confecionados por pescadores, e música, com concertos sempre a partir das 21h00.

A animação no dia 2 está a cargo de Os Alcorrazes e amanhã é a vez de Carla Lança e Susana Martins animarem a festa.

O último dia das comemorações, 4 de junho, tem atividades centradas também no Parque Urbano de Albarquel. Às 10h00, há a “Corrida de Botes a Remos”, iniciativa com inscrições pelo telefone 932 913 630, a que se segue, ao meio-dia, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador com música pelo grupo Cantares do Sado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign