16 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
sensibilização 25 de Novembro de 2016
Ação contra a violência doméstica

Uma campanha de proximidade contra a violência doméstica com a realização de diversas iniciativas decorreu na tarde de dia 25, na Baixa de Setúbal.

A ação enquadra-se numa campanha nacional, no âmbito do Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que resulta de um desafio feito pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade à União de Mulheres Alternativa e Resposta – UMAR, que, por sua vez, contactou diversas instituições para organizarem iniciativas locais.

Em Setúbal, a campanha foi organizada pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o Instituto das Comunidades Educativas, o Centro Comunitário de São Sebastião, a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, o ACM e o Projeto Pro-Infinito e Mais Além.

A iniciativa começou às 15h00, com a distribuição às pessoas que passavam nas ruas da Baixa de folhetos e sacos com mensagens contra a violência doméstica.

As ações continuaram depois na Praça de Bocage com um Jogo da Macaca, com perguntas e respostas sobre a igualdade de género, e conversas pela igualdade, tendo por base provérbios que têm inerentes preconceitos. As conversas foram gravadas e são depois publicadas na página de facebook da SEIES.

Na Praça de Bocage, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, foi ainda exibido um videoclip para as cerca de cinco dezenas de pessoas que se concentraram no local, que ostentou diversos cartazes onde podiam ler-se frases como “Ciúme não é amor”, “Não sou tua propriedade”, “Violência no namoro é crime” e “Não à violência contra as mulheres”.

Crianças e jovens de algumas das instituições coorganizadoras do evento realizaram ainda uma dança contra a violência.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign