15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
beneficiação 02 de Junho de 2015
Ação de cidadania embeleza Setúbal

A quinta edição da campanha Setúbal Mais Bonita, assente no espírito de participação cidadã através de voluntariado e apoio mecenático, realiza-se nos dias 5, 6 e 7, com mais de uma centena de intervenções de beneficiação em todo o concelho.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com as juntas de freguesia, conta com mais de 1500 voluntários, que participam, entre outros, em trabalhos de pinturas de fachadas e muros do espaço público e de instituições, remodelação ou criação de áreas verdes, limpezas e arranjos diversos e beneficiações em escolas.

O Setúbal Mais Bonita, caracterizado igualmente pelos contributos, nomeadamente a título mecenático, de empresas e instituições, dispõe, nesta edição, do envolvimento de Barbot, EDP, Águas do Sado, TST, JVR Construções, Refrige, Jumbo de Setúbal, Alegro, Pingo Doce, Farmácia Leão Soromenho, Remax, SPM Construções e jornais Sem Mais e Setúbal Mais.

De entre a centena de intervenções nas cinco freguesias do concelho, destaque para uma ação de pintura das fachadas dos prédios da Rua Arronches Junqueiro, no centro histórico da cidade. Por se tratar de imóveis particulares, a Autarquia disponibiliza apoio técnico e mão de obra e os proprietários fornecem os materiais necessários, como tintas, à semelhança do modelo adotado no ano passado na Rua Vasco da Gama, na zona da Fonte Nova.

De realçar, igualmente na área da União das Freguesias de Setúbal, a decoração das ruas Dr. Paula Borba e do Romeu, na Baixa comercial, com a instalação de adornos suspensos, solução artística promovida por comerciantes, já a decorrer, no seguimento de outras iniciativas de embelezamento que têm vindo a ser realizadas na zona.

Pinturas de muros no Hospital de S. Bernardo, com a participação de diversas individualidades, como o ator Gonçalo Diniz, o Joni da telenovela “Mar Salgado”, dia 7 de manhã, e no Estabelecimento Prisional de Setúbal, neste caso por cerca de trinta reclusos do regime aberto, e ainda no Parque Verde da Bela Vista são intervenções programadas na freguesia de São Sebastião.

Os muros do campo de futebol do Estrelas do Faralhão, na freguesia do Sado, também são pintados, o mesmo sucedendo em relação ao Centro Virgílio Lima, em Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. Já em Azeitão, é, nomeadamente, pintada a fachada da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

O primeiro dia desta manifestação de cidadania, 5 de junho, é dedicado quase exclusivamente a beneficiações em estabelecimentos de ensino, asseguradas pela comunidade educativa, num total de cerca de trinta intervenções em duas dezenas de espaços.

Algumas destas escolas e instituições congéneres realizam as ações de embelezamento e pequenas reparações no dia 6, aquele em que decorre a maioria das intervenções no espaço público do concelho, que se prolongam até 7.

A intenção é prosseguir a campanha, inédita a nível nacional, de envolvimento de cidadãos, instituições e tecido empresarial no objetivo de, em resposta a um desafio lançado pela Câmara Municipal, tornar Setúbal mais bonita.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign