18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
saúde 18 de Outubro de 2012
Ação propõe boas práticas de saúde

Demonstrações de boas práticas higiénicas, ações de sensibilização para o uso de métodos contracetivos, rastreios e atividades desportivas fazem parte da “Saúde em Proximidade”, iniciativa a realizar no dia 27, à tarde, no Bairro da Bela Vista.

A iniciativa, dinamizada no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, Agrupamento de Centros de Saúde de Setúbal e Palmela, Farmácia Fuzeta, Associação de Reformados e Pensionistas de S. Sebastião e Associação Cristã da Mocidade.

O “Saúde em Proximidade”, com uma zona de stands e bancas e uma área de palco, é dinamizado entre as 15h00 e as 18h00 no pátio do E1A do denominado “Bairro Amarelo” da Bela Vista, ou, em caso de condições meteorológicas adversas, nas instalações do Mercado 2 de Abril.

Na zona de stands e bancas, ao longo de toda a iniciativa, há rastreios de diabetes, colesterol e tensão arterial, áreas com informações úteis para a população, como serviços domiciliários e enfermagem, e ainda um espaço de divulgação de resultados de uma ação de prevenção das dependências e de comportamentos de risco promovida pelo projeto municipal DizPositivo.

O programa inclui também uma demonstração do método de escovagem, truques e dicas, pela higienista Sónia Silva, às 15h30, uma iniciativa para avaliação do risco de quedas nos idosos, dinamizada pela fisioterapeuta Lília Vicente, e a ação “Esqueci-me de tomar a pílula? O que devo fazer?”, às 16h30, pela enfermeira Zélia Candeias.

Recursos de saúde e acessibilidade aos cuidados de saúde, às 17h00, e lanches saudáveis para levar para a escola, às 17h30, são temáticas a abordar pela enfermeira Elisa Bailão, na mesma área criada para esta iniciativa no pátio do E1A.

Na zona do palco, há uma ação de primeiros socorros, às 15h30, e, uma hora depois, uma exibição de ginástica sénior pelos utentes do programa municipal “Desportivamente em (Re)Forma”.

As atividades continuam com uma demonstração de exercícios para o alívio da dor na coluna vertebral, às 17h00, e finalizam com uma aula de zumba, às 17h30.

A iniciativa “Saúde em Proximidade” é realizada com o objetivo aproximar os moradores da Bela Vista às respostas existentes na área da saúde, assim como alertar a população para a prevenção de vários comportamentos de risco.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign