23 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
protocolo 02 de Fevereiro de 2012
Acordo desenvolve turismo na região

A aposta no crescimento económico e turístico da região é reforçada com um protocolo assinado no dia 1 entre as câmaras municipais de Setúbal e Grândola e as entidades regionais de turismo do Alentejo Litoral e de Lisboa e Vale do Tejo.

Este acordo de colaboração “representa uma nova visão do que pode ser a promoção turística de uma zona com enormes recursos e potencialidades”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia, que decorreu no Club House Troia Golf.

O acordo celebrado entre as quatro entidades visa auxiliar o desenvolvimento de trabalho sinérgico, justificável tanto pela proximidade territorial de Setúbal e Troia, quanto pela multiplicidade e complementaridade dos recursos turísticos disponíveis.

Maria das Dores Meira frisou que a “aposta nos extraordinários recursos turísticos” dos concelhos de Setúbal e Grândola “garante mais riqueza e bem-estar” para as populações e reforçou a união de esforços materializada com a celebração do protocolo.

“Este é o primeiro passo para mostrar que somos capazes de nos unir, de juntar esforços e fazer das nossas diferenças a nossa força, num contexto político e económico que é particularmente complexo”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

A autarca sublinhou que recusa “modelos de controlo remoto das políticas de promoção turística da região, modelos de centralização que no passado nunca produziram resultados aceitáveis”.

O desenvolvimento de parcerias e a adoção de estratégias de promoção e divulgação turística, nomeadamente rentabilizando a faixa litoral Setúbal-Troia, são objetivos do protocolo, que visa a captação e fidelização de novos visitantes a nível nacional e internacional.

O acordo de colaboração traduz um projeto territorial que adota um conceito de planeamento interativo estruturante e capaz de integrar projetos e ações de dinamização e promoção de produtos e valências turísticas dos concelhos de Setúbal e Grândola.

O presidente da Câmara Municipal de Grândola, Carlos Beato, enalteceu a celebração do acordo, considerando que este é “um momento de viragem” e “um fator de afirmação” na “promoção turística” de Setúbal e Grândola.

Carlos Beato referiu ainda que esta é “uma excelente oportunidade de potenciar a qualidade única e ímpar dos territórios”, ensejo que “não pode morrer, pela região e pelas gentes”.

Turismo de natureza, golfe, sol e mar, touring cultural e paisagístico, resorts integrados e turismo residencial e ainda gastronomia e vinhos são áreas privilegiadas a explorar no âmbito deste protocolo.

O presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Joaquim Rosa do Céu, adiantou que “não existem fronteiras quando se faz turismo”, reforçando que o protocolo materializa um “trabalho integrado e mais complementar”.

Para Joaquim Rosa do Céu “é fundamental tornar visível ao mundo a muita oferta e os muitos recursos” disponíveis na região, apontando a comunidade de golfinhos do Sado como “um elemento diferenciador na oferta turística”.

Já o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo Litoral, Carlos Alberto da Silva, reforçou que esta “é uma parceria de grande futuro, com efeitos práticos e eficazes na promoção do território”.

O protocolo salienta que as potencialidades e os recursos dos concelhos de Setúbal e Grândola, com um rico e vasto património natural e imaterial, expresso nos costumes e tradições, constituem fatores de aproximação e de interação entre as comunidades que importa promover e aprofundar, com o intuito de aumentar a qualidade de vida das populações e o desenvolvimento económico sustentado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign