17 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
ensino 24 de Abril de 2014
Afonso Costa com novo centro escolar

O novo Centro Escolar do Bairro Afonso Costa, investimento realizado em Setúbal no valor de 2,6 milhões de euros, foi inaugurado no dia 24 de manhã e vai passar a servir 260 alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Na cerimónia, integrada no programa local das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, marcaram presença a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, os vereadores André Martins, Carlos Rabaçal, Manuel Pisco e Pedro Pina, assim como o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, e diferentes representantes da comunidade escolar.

Nos estabelecimentos de ensino, “materializou-se o melhor da revolução, em especial a democratização do acesso ao ensino, algo que foi negado por demasiado tempo”, sublinhou Maria das Dores Meira durante o discurso de inauguração do novo equipamento, um projeto executado em três fases por se tratar da ampliação e modernização da antiga escola do Bairro Afonso Costa.

A autarca salientou que o ensino tem sido alvo de um forte investimento por parte do atual Executivo municipal, que tem apostado “com grande intensidade na escola pública com fortes investimentos em novos equipamentos e na renovação e modernização de outros”.

O investimento de 2,6 milhões de euros no novo Centro Escolar do Bairro Afonso Costa, comparticipado com fundos comunitários no âmbito do QREN e pelo programa de expansão da Rede de Educação Pré-Escolar, começou pela construção do jardim-de-infância, em funcionamento desde 2011.

Na segunda fase foram construídos dois edifícios, dotados de oitos salas de aula e serviços administrativos, a que se junta um refeitório e uma cozinha, igualmente em funcionamento, e áreas de utilização comum para crianças do 1.º ciclo e do jardim-de-infância.

A terceira fase, entretanto terminada e que deu origem à cerimónia de inauguração realizada durante a manhã, centrou-se na reabilitação do imóvel original e centenário da EB do Bairro Afonso Costa.

Apesar da intervenção de modernização, o traço arquitetónico original foi mantido e o edifício reabilitado ficou com duas salas de aula, uma biblioteca, uma mediateca e uma sala polivalente.

Este estabelecimento de ensino conta ainda com um novo campo de jogos e passagens pedonais cobertas que garantem a ligação entre os edifícios.

Com todas as intervenções concluídas, o Centro Escolar do Bairro Afonso Costa começa agora a funcionar a tempo inteiro, em regime normal e com refeições para todos os alunos.

“Se tivermos como referência 2006, ano de aprovação da Carta Educativa Concelhia, apenas 24 por cento das turmas do 1.º ciclo estavam em regime normal”, recordou Maria das Dores Meira, acrescentando que atualmente é possível “afirmar que, com a ampliação desta escola, [o Concelho] está perto dos 75 por cento”.

A próxima etapa nesta estratégia, adiantou a autarca, será o Centro Escolar da Quinta da Caiada, projeto que já está preparado.

O diretor do Agrupamento de Escola Luísa Todi, António Batista, a que o novo Centro Escolar do Bairro Afonso Costa pertence, sublinhou na cerimónia de inauguração que aquele representa um momento feliz e um objetivo pessoal como profissional da área da educação. “Esta obra foi sempre um dos meus sonhos, só possível graças ao empenho da Câmara Municipal e em particular da atual presidente.”

Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, sublinhou que o novo centro escolar é “um equipamento fulcral para a construção do futuro coletivo” e que “não se trata de um projeto desgarrado, fazendo parte de um percurso longo e pensado, que tem vindo a ser implementado nesta freguesia e por todo o concelho”.

Nuno Costa salientou ainda que “nesta altura de crise e de desânimo, são investimentos como este que nos dão forças e esperança para o futuro”.

A seguir ao período de discursos a cerimónia de inauguração prosseguiu até ao final da manhã com música e animação, protagonizada por alunos do novo Centro Escolar do Bairro Afonso Costa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign