18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
aniversário 06 de Fevereiro de 2017
AJA festeja José Afonso

A inauguração de exposições, o lançamento de uma revista e um concerto com Francisco Fanhais marcaram o início das comemorações do 30.º aniversário da Associação José Afonso, no dia 4, na Casa da Cultura.

O programa teve início às 17h00 com a inauguração de duas exposições e o lançamento da revista “Insisto não ser tristeza” que percorre, em setenta páginas, os trinta anos de atividade da Associação José Afonso (AJA), através de cartazes e fotografias, poemas e extratos de entrevistas a José Afonso.

A iniciativa contou com “uma grande adesão de público”, o que acabou por “superar as expectativas da associação, além de ter merecido um direto da RTP 1 para o jornal das 20h00”, sublinha António Sequeira, membro da direção da AJA.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o presidente da União das Freguesia de Setúbal, Rui Canas, estiveram presentes, bem como dois “convidados especiais” da AJA, a atriz Maria do Céu Guerra e o produtor de televisão Manolo Bello.

“A presença dos dois foi simbólica e marcante, pois foram eles que assinaram a constituição da associação a 18 de novembro de 1987. Temos a fotografia desse momento na revista e num dos painéis da exposição.”

A iniciativa de lançamento da revista e inauguração das exposições contou ainda com um apontamento musical a cargo da Tuna Barbosa Du Bocage.

À noite, a Sala José Afonso foi pequena para as muitas pessoas que quiseram assistir ao concerto de homenagem a Zeca Afonso com Francisco Fanhais, tendo “muita gente ficado fora da sala”.

“Insisto não ser tristeza”, primeiro verso de um poema de José Afonso, é o mote da mostra fotobiográfica patente na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, composta por painéis com mais de vinte páginas ampliadas em tamanho A2 retiradas da revista comemorativa dos trinta anos da AJA.

O mesmo poema inspira a exposição fotográfica “8 Fotos 8 Versos”, de Maria Poeiras, em que cada imagem tem como título cada um dos oito versos que o compõem.

As exposições podem ser visitadas até 1 de março, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

A AJA nasceu a 18 de novembro de 1987 com o objetivo de divulgar a vida e a obra de José Afonso, falecido em Setúbal a 23 de fevereiro do mesmo ano.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign