15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 24 de Maio de 2016
Alegro expõe Américo Ribeiro

O Centro Comercial Alegro Setúbal tem patente desde dia 23 uma reposição da exposição fotográfica “Dizem que é Américo!”, mostra constituída por imagens invulgares da história recente setubalense e cuja inauguração foi acompanhada pelo lançamento de uma coleção de postais.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o diretor-geral da Immochan Portugal, Mário Costa, estiveram presentes na inauguração da mostra no centro comercial setubalense, patente junto do balcão de informações da Porta do Rio.

“A memória de Setúbal está viva e bem presente. Para se entender a modernidade de Setúbal é preciso conhecer memórias tão preciosas como as que estão à vista através destas fotos”, sublinhou Maria das Dores Meira.

“Dizem que é Américo! Um Fotógrafo | Outras Imagens | Novos Olhares” foi inaugurada na Casa da Cultura em janeiro com quarenta fotografias pesquisadas por técnicos municipais no Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

A reposição patente no Centro Comercial Alegro Setúbal conta com as mesmas quatro dezenas de imagens, mais uma. Trata-se de uma foto especial, a do “Rapaz dos Pássaros”, imagem de um menino a vender pássaros que serviu de inspiração ao street artist Odeith para pintar um mural gigante no Largo José Afonso, no âmbito do projeto Alegro “Arte em Toda Parte” e que acabou eleito como um dos melhores trabalhos do género no mundo em 2014.

“Uma das vocações do Alegro é estar próximo das pessoas, da comunidade”, salientou Mário Costa, acrescentando que “Alegro e arte estão associados na sua génese, e esta exposição, tal como outras iniciativas, demonstram isso mesmo, sendo que Setúbal faz parte do código genético deste centro comercial”.

Além da exposição, patente até 2 de junho, o evento de ontem serviu também para o lançamento da primeira coleção de postais com fotografias de Américo Ribeiro.

A coleção, à venda por 10 euros, é constituída por vinte imagens legendadas e presentes na mostra.

A Câmara Municipal de Setúbal, responsável pela edição, vai lançar anualmente novas coleções de postais com base em fotografias do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Além da edição de colecionador de postais, no balcão de informações do Centro Comercial Alegro estão disponíveis outros materiais promocionais inspirados no fotógrafo setubalense e que o concelho se encontra a assinalar o 110.º aniversário com o vasto programa comemorativo.

Um poster, uma t-shirt, um tapete de rato e uma moldura de vidro, cada um destes a ostentar diferentes fotografias de Américo Ribeiro, estão agora também disponíveis como recordações de Setúbal e para o público colecionador.

“Sem este homem [Américo Ribeiro] não haveria registo de situações como edifícios que hoje já não existem em locais da cidade frequentados por tanta gente. Haverá muitas pessoas que certamente ficarão surpreendidas com os conteúdos desta exposição”, sublinhou Maria das Dores Meira.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign