18 de Outubro de 2017
16º
max. 18º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 10 de Maio de 2017
Almeida Carvalho em aula e conferência

As próximas iniciativas do programa do bicentenário de Almeida Carvalho são uma aula com notas biográficas, no dia 17, e uma conferência sobre o papel que o homenageado desempenhou no início do mutualismo em Setúbal, a 19.

Na aula de dia 17, a ter lugar na Biblioteca Pública Municipal, pelas 16h00, numa organização da Universidade Sénior de Setúbal em parceria com a Câmara Municipal, o investigador de história local Carlos Mouro aborda aspetos sobre a vida do setubalense João Carlos de Almeida Carvalho (1817-1897).

No dia 19, Carlos Mouro é também o orador da conferência “Almeida Carvalho e o pioneiro mutualismo local”, que se realiza a partir das 21h30, no Salão Nobre da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

O aborda o papel desempenhado por Almeida Carvalho no aparecimento do mutualismo em Setúbal, em 1855, quando fundou a Associação Setubalense das Classes Laboriosas.

Esta associação subsistiu até 1923, ano em que se operou um processo de integração na entretanto criada Associação Operária de Socorros Mútuos Setubalense, fundada em 1888.

As comemorações do bicentenário do nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, para homenagear a figura do homem que, entre outros aspetos, se destacou pela investigação da história da região, decorrem até setembro, com diversas iniciativas culturais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign