23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
alimentação 12 de Fevereiro de 2015
Alunos incentivados a comer fruta

A quarta edição do programa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, com início a 10 de março, incentiva as crianças a adotar hábitos de alimentação mais saudável.

O programa, de âmbito nacional, dirigido a escolas do 1º ciclo e jardins de infância, tem como objetivo estimular as crianças a comer fruta todos os dias, na escola e em casa, procurando mostrar os benefícios de uma alimentação equilibrada. 

Numa primeira fase, é colocado na sala de aula um “Quadro de Mérito”, onde as crianças são incentivadas a pintar uma “Estrela de Mérito” sempre que comam fruta ao lanche. Os professores recebem um “Guia Motivacional” com conteúdos especialmente concebidos para o efeito, como fichas de trabalho, jogos educativos, planos e sugestões de aula e até visitas de estudo.

A motivação é reforçada com um concurso nacional em que as crianças partilham as informações que aprenderam com as suas famílias, convidando os adultos a ver, ouvir e votar no “Hino da Fruta”, o qual será criado pelos alunos para difundir a mensagem sobre a importância de comer fruta todos os dias.

No final do programa, todas as crianças são premiadas com um “Diploma de Herói da Fruta” que comprova a conclusão com sucesso do desafio proposto, o que confere o direito de usar o título de “Herói da Fruta”.

A Câmara Municipal de Setúbal associa-se localmente a esta iniciativa da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil em face de estudos que indicam que, em Portugal, 33,3 por cento das crianças entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso, 16,8 por cento das quais são consideradas obesas.

Nas três primeiras edições do programa “Heróis da Fruta”, participaram mais de 132 mil alunos e aproximadamente metade começou a comer fruta regularmente. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign