22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
ativismo 04 de Dezembro de 2015
Alunos marcham pela Igualdade

Pela igualdade e contra a violência, cerca de oitocentos alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas participaram, na manhã de dia 4, numa manifestação cívica integrada na campanha mundial “Orange Day”, das Nações Unidas, que incluiu uma marcha em Setúbal.

A cor laranja dominou a indumentária dos participantes, alunos dos 3 aos 18 anos, dos três estabelecimentos de ensino daquele agrupamento escolar e nos quais é dinamizado, desde o ano passado, o “Projeto Igualdade”, este ano convidado a integrar a iniciativa da Organização das Nações Unidas.

O som do grupo de percussão “Bardoada” deu maior visibilidade à marcha pela igualdade, num percurso iniciado na EB+S Lima de Freitas, com tarjas e mensagens de consciencialização pela igualdade de género e contra os vários tipos de violência, que culminou na Praça de Bocage.

“Este é já um projeto de referência para a cidade e cujo sucesso só é possível com o contributo dos alunos”, vincou o vereador com os pelouros da Educação e da Inclusão Social na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na receção aos participantes realizada nas arcadas exteriores dos Paços do Concelho.

O autarca, ao manifestar o desejo de ver o projeto “replicado noutras escolas do concelho”, sublinhou que “Setúbal é uma cidade que luta contra a violência e aponta à igualdade”, ideais que devem ser trabalhados, sobretudo, “pelas gerações mais jovens, sejam homens ou mulheres”.

O “Projeto Igualdade”, dinamizado desde 2014, é uma iniciativa que “o agrupamento abraçou com o intuito de consciencializar os mais novos em matéria de igualdade de género e de luta contra as mais variadas formas de violência”, explicou a docente Dina Fernandes.

Para aquela responsável, “igualdade e violência são assuntos de grande relevância” nas sociedades atuais, pelo que a iniciativa escolar, mais do que envolver e sensibilizar os mais novos, procura motivar os alunos a “lutar pelos direitos universalmente consagrados”.

O Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, através do “Projeto Igualdade”, foi convidado pelas Nações Unidas participar na campanha “Orange Day”, dinamizada entre 25 de novembro, Dia Internacional de Erradicação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

Neste âmbito, indicou Dina Fernandes, os três estabelecimentos de ensino do agrupamento desenvolvem ao longo dos 16 dias da campanha internacional atividades em ambiente escolar e na cidade, como foi o caso da ação de dia 4, com diversas parcerias, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign