18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
educação 07 de Junho de 2016
Alunos são vereadores por um dia

Duas dezenas de alunos da Escola Básica das Praias do Sado visitaram na manhã de 7 de junho o Arquivo Municipal de Setúbal e assumiram o papel de vereadores por um dia.

“Eu gostei de ser presidente”, “Eu gostei de ver os quadros”, “Eu gostei de ir à sala de sessões”, “Eu gostei de ver os livros no arquivo, são muitos e estão velhos”. Foi assim que as crianças traduziram a experiência vivida esta manhã, durante uma visita de estudo aos Paços do Concelho, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos.

E se tivessem de dizer aquilo de que realmente gostaram mais? “Eu gostei de ser vereadora”, respondeu Sofia, 8 anos, das alunas mais novas da turma, de 4.º ano, que de imediato foi seguida pela maioria dos colegas.

“Eu também gostei! Eu também”, ouviu-se, em uníssono, após a visita à Sala de Sessões, onde cada um tomou o lugar de vereador.

Já no Arquivo Municipal de Setúbal receberam noções sobre este espaço que reúne documentação sobre a história do concelho e os procedimentos que desenvolve.

A visita da manhã de dia 7 insere-se nas atividades lúdicas e pedagógicas destinadas a alunos de escolas do concelho, e que acontecem até quinta-feira, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal. O tema é “O Arquivo Municipal: na perpetuação da memória coletiva”.

Ainda esta tarde, as celebrações do Dia Internacional dos Arquivos estendem-se à EB do Montalvão, com a iniciativa “Kit do Arquivista – Vamos ser arquivistas por um dia”, que possibilita saber mais acerca dos procedimentos do Arquivo Municipal de Setúbal, desde a entrega dos pedidos até ao acesso ao acervo documental.

Amanhã, a partir das 10h00, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, recebe a turma 4.º B da EB n.º 4 dos Pinheirinhos, que visita o edifício-sede da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da iniciativa “Uma Viagem de Bocage ao Mundo do Poder Local – Passar um dia com a presidente”.

Na quinta-feira, 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, a EB de Azeitão recebe a Festa do Foral, entre as 16h00 e as 20h00, de recriação da época de atribuição do foral manuelino a Setúbal, há quinhentos anos.

O Arquivo Municipal de Setúbal aproveita ainda o Dia Internacional dos Arquivos para divulgar aos participantes nas diversas atividades a existência de uma página própria de internet, na qual podem ser consultados documentos digitalizados.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign