20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
história 09 de Outubro de 2013
Álvaro Cunhal e a política em colóquio

A luta revolucionária e a intervenção do PCP no derrube do regime fascista são temas em destaque no segundo colóquio do ciclo “Álvaro Cunhal e a política”, a realizar no dia 13, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Setúbal.

O encontro, com a participação de Armindo Miranda, da Comissão Política do PCP, dinamizado no âmbito do programa local das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, aborda dois períodos distintos do percurso político do líder histórico comunista.

A fuga de Álvaro Cunhal da prisão de Peniche, a ascensão geral da luta popular e a realização do VI Congresso do PCP, com a aprovação do programa para a revolução antifascista, são algumas temáticas em análise num primeiro momento, centrado no período entre 1960 e 1967.

A conferência continua com intervenções direcionadas no período compreendido entre 1968 e 1974, com o desenvolvimento da luta democrática em todas as frentes populares e a crise revolucionária que conduziu ao 25 de Abril, com realce para o derrube da ditadura e a instauração da democracia portuguesa.

Este primeiro ciclo de colóquios, baseado em textos das “Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal”, termina no dia 20 com a sessão “Álvaro Cunhal, o Partido Comunista Português no pós-25 de Abril”, igualmente às 16h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

O ciclo “Álvaro Cunhal e a política” começou com um encontro no dia 6 subordinado às temáticas “O jovem Cunhal, a reorganização do Partido Comunista Português (1940-1949)” e “Álvaro Cunhal e a luta política em Portugal no contexto da Guerra Fria (1950-1960)”.

Os encontros são dinamizados por membros designados pela Comissão para as Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal.

O programa promovido em Setúbal pela Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e Câmara Municipal inclui, até ao final do ano, diversas atividades na Casa da Cultura e na Biblioteca Pública Municipal de evocação do líder histórico do PCP, falecido em 2005, aos 91 anos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign