11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
política 04 de Outubro de 2013
Álvaro Cunhal na política

“Álvaro Cunhal e a política” é a temática de um ciclo de colóquios a dinamizar em outubro, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, sobre o percurso do antigo líder do PCP no contexto da história recente de Portugal e da Europa.

O primeiro encontro do ciclo de colóquios, integrado no programa das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, realiza-se no dia 6, a partir das 16h00, numa sessão com a participação de José Capucho, membro do secretariado e do executivo da Direção Regional de Setúbal do PCP.

“O jovem Cunhal, a reorganização do Partido Comunista Português (1940-1949)” é um dos temas do encontro de domingo, no qual é abordada a transformação do PCP num partido ligado às massas, a publicação regular do “Avante!” e de outra imprensa clandestina à época e a criação de movimentos antifascistas.

O primeiro colóquio inclui ainda uma intervenção subordinada à temática “Álvaro Cunhal e a luta política em Portugal no contexto da Guerra Fria (1950-1960)”, que realça, entre outros aspetos, as lutas no terreno eleitoral fascista, com relevo para a companha do general Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958.

O ciclo de colóquios, com encontros sempre às 16h00, na Biblioteca, continua no dia 13, com o tema “Álvaro Cunhal, o programa do Partido aprovado no VI Congresso. O 25 de Abril”, sobre a luta revolucionária contra o fascismo, e finaliza a 20, com “Álvaro Cunhal, o Partido Comunista Português no pós-25 de Abril”.

As conferências são baseadas em textos das “Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal” e dinamizadas por membros designados pela Comissão para as Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal.

O ciclo de colóquios é uma das iniciativas de um programa promovido em Setúbal pela Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e Câmara Municipal, que inclui, até ao final do ano, diversas atividades na Casa da Cultura e na Biblioteca Pública Municipal de evocação do líder histórico do PCP, falecido em 2005, aos 91 anos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign