23 de Junho de 2018
18º
max. 23º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
política 04 de Outubro de 2013
Álvaro Cunhal na política

“Álvaro Cunhal e a política” é a temática de um ciclo de colóquios a dinamizar em outubro, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, sobre o percurso do antigo líder do PCP no contexto da história recente de Portugal e da Europa.

O primeiro encontro do ciclo de colóquios, integrado no programa das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, realiza-se no dia 6, a partir das 16h00, numa sessão com a participação de José Capucho, membro do secretariado e do executivo da Direção Regional de Setúbal do PCP.

“O jovem Cunhal, a reorganização do Partido Comunista Português (1940-1949)” é um dos temas do encontro de domingo, no qual é abordada a transformação do PCP num partido ligado às massas, a publicação regular do “Avante!” e de outra imprensa clandestina à época e a criação de movimentos antifascistas.

O primeiro colóquio inclui ainda uma intervenção subordinada à temática “Álvaro Cunhal e a luta política em Portugal no contexto da Guerra Fria (1950-1960)”, que realça, entre outros aspetos, as lutas no terreno eleitoral fascista, com relevo para a companha do general Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958.

O ciclo de colóquios, com encontros sempre às 16h00, na Biblioteca, continua no dia 13, com o tema “Álvaro Cunhal, o programa do Partido aprovado no VI Congresso. O 25 de Abril”, sobre a luta revolucionária contra o fascismo, e finaliza a 20, com “Álvaro Cunhal, o Partido Comunista Português no pós-25 de Abril”.

As conferências são baseadas em textos das “Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal” e dinamizadas por membros designados pela Comissão para as Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal.

O ciclo de colóquios é uma das iniciativas de um programa promovido em Setúbal pela Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e Câmara Municipal, que inclui, até ao final do ano, diversas atividades na Casa da Cultura e na Biblioteca Pública Municipal de evocação do líder histórico do PCP, falecido em 2005, aos 91 anos.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign