18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
fotografia 17 de Maio de 2016
Américo Ribeiro expõe no Alegro

Fragmentos do quotidiano setubalense no século XX estão patentes, entre 23 de maio e 2 de junho, no Centro Comercial Alegro Setúbal, numa exposição de trabalhos do fotógrafo Américo Ribeiro menos conhecidos do público.

“Dizem que é Américo! Um Fotógrafo | Outras Imagens | Novos Olhares” revela uma seleção de imagens invulgares e que espelham realidades sociais e urbanas já desaparecidas ou profundamente alteradas no quotidiano de Setúbal.

A mostra, constituída por fotografias tiradas por Américo Ribeiro entre as décadas de 30 e de 80, é organizada pela Câmara Municipal, no âmbito das comemorações do 110.º aniversário do fotógrafo setubalense, e é inaugurada no Alegro de Setúbal, no dia 23, às 18h00, na presença da presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, e da administração da Immochan.

Durante a inauguração é também lançada a primeira coleção de postais de Américo Ribeiro, constituída por imagens legendadas e também patentes na exposição.

Américo Ribeiro, falecido em 1992, foi um dos fotógrafos setubalenses mais ativos ao longo do século XX e, além de vários registos feitos para a imprensa local e nacional, captou milhares de momentos que constituem hoje um arquivo fotográfico municipal criado em sua homenagem.

As imagens que podem ser apreciadas na exposição “Dizem que é Américo!”, uma reposição da mostra patente em janeiro na Casa da Cultura, foram selecionadas através de um trabalho criterioso desenvolvido por técnicos do Arquivo Municipal Américo Ribeiro e do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign