17 de Outubro de 2017
19º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 16 de Maio de 2016
André Marques vai do Líbano a Cannes

O cineasta setubalense André Marques foi selecionado para o Lebanon Factory para realizar uma curta-metragem com estreia oficial marcada para o Festival de Cannes, em 2017.

André Marques é o primeiro português a ser escolhido para o projeto Factory, o qual concede, todos os anos, num país diferente, a oportunidade a oito realizadores emergentes de mostrarem o seu trabalho no mais prestigiado festival de cinema europeu.

O setubalense participa, com uma libanesa, na realização de uma das quatro curtas-metragens a serem filmadas no Líbano em fevereiro do próximo ano, que abrem a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, secção paralela do certame cinematográfico, que apresenta ainda obras de autores consagrados.

O evento do próximo ano é organizado pela Factory do Líbano, que convidou quatro realizadores de Portugal, França, Costa Rica e Bósnia a trabalharem em co-autoria com libaneses.

André Marques, 32 anos, natural de Setúbal, estudou cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e já recebeu vários prémios como argumentista e realizador. A sua obra desmultiplica-se em várias vertentes, como ficção, experimental e documentário, com filmes e projetos selecionados em diversos festivais, como Berlim, Bienal de Veneza, Palm Springs, Leeds, Curtas Vila do Conde, Gijón e Doclisboa.

“Luminita”, de 2013, rodado na Roménia, é uma das produções mais premiadas do realizador. A curta-metragem foi distinguida, entre outros, com o grande prémio do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Drama, na Grécia, e com o prémio Sophia para a melhor curta portuguesa.

Em 2015, realizou uma curta-metragem que conquistou o segundo prémio de Melhor Filme no FESTAFILM – Festival de Cinema Luso-Francês. “Yulia” contou com um apoio financeiro por parte da Câmara Municipal de Setúbal, que homenageou o realizador com o Prémio Jovem Revelação, em 2014.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign