14 de Dezembro de 2017
13º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
evocação 01 de Abril de 2015
Aniversário evoca Sebastião da Gama

Setúbal assinala o 91.º aniversário de Sebastião da Gama com a realização de diversas atividades, nos dias 10 e 11, que relembram a obra e o percurso do poeta nascido em Vila Nogueira de Azeitão.

O programa de homenagem, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, tem início no dia 10, data de nascimento de Sebastião da Gama, numa cerimónia evocativa com deposição de flores junto da estátua do poeta, no Rossio de Vila Nogueira de Azeitão.

A iniciativa, a partir das 10h00, inclui leitura de poemas de Sebastião da Gama por alunos da EB de Azeitão.

No dia seguinte, às 15h00, no Museu Sebastião da Gama, é inaugurada a exposição “Itinerários da Arrábida”, do fotógrafo Maurício Abreu, patente até 2 de maio, que inclui poemas da autoria do homenageado. O grupo Toquivozes, da Sociedade Filarmónica Providência, participa na abertura da mostra com uma atuação musical.

A seguir à inauguração da exposição, realiza-se uma palestra pelo padre Alexandre F. Santos, autor do livro “Sebastião da Gama: Milagre de Vida em Busca do Eterno”.

De noite, no Auditório Carlos Alberto Ferreira Júnior, em Vila Nogueira de Azeitão, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense promove um concerto, com início às 21h30, a que se segue uma declamação de poemas.

Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu em 10 de abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo completado a licenciatura em Filologia Românica, em 1947, na Faculdade de Letras de Lisboa.

“Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951.

No dia 7 de fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência. 
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign