21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 18 de Maio de 2015
Antiguidade em exposição inédita

“Arte e Arqueologia da Antiguidade” dá título a uma mostra com cerca de cinquenta peças provenientes do Egito, do Império Romano, da Grécia e do Médio Oriente, patente desde o dia 17 na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

O acervo exposto em “Arte e Arqueologia da Antiguidade” foi doado recentemente à Câmara Municipal de Setúbal pela Fundação Buehler-Brockaus, entidade que ao longo de várias décadas adquiriu e investigou a meia centena de peças que compõe a coleção.

Na exposição de arte e arqueologia o público pode admirar peças em cerâmica, vidro, pedras duras, metal e terracota dos períodos pré-clássico, clássico e paleocristão, de uma área civilizacional compreendida entre o Egito faraónico, a Grécia clássica, o Império Romano e o Médio Oriente.

Destaque para uma fechadura romana em bronze, presumidamente de um cofre, datada de finais do século I a.C., com uma representação do deus Mitra, divindade que assumiu relevância considerável na povoação romana que ocupou a atual península de Troia.

Na inauguração da mostra, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, sublinhou a importância da doação à cidade do valioso património agora exposto e destacou o potencial de Setúbal na atração de novos públicos na esfera do turismo cultural.

Na abertura de “Arte e Arqueologia da Antiguidade”, Hans-Peter Buehler e Marion Brockhaus, da Fundação Buehler-Brockaus, partilharam com o público o entusiasmo e a paixão que os levou a adquirir e a investigar, ao longo de vários anos, as obras da coleção que doaram a Setúbal.

A investigação realizada pelo casal alemão sobre cada uma das peças da coleção de arte e arqueologia da antiguidade é apresentada num catálogo expositivo, lançado no mesmo dia da abertura da mostra.

A exposição fica patente na Galeria Municipal do Banco de Portugal até à conclusão integral dos trabalhos de requalificação e modernização do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, acervo ao qual a coleção passou a pertencer após a doação ao Município.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign