11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 30 de Maio de 2013
António Calvário nas Marchas

O cantor António Calvário foi apresentado no dia 30 como presidente do júri das Marchas Populares de Setúbal 2013, edição com a participação de dez coletividades a concurso, estando o primeiro desfile, na Avenida Luísa Todi, agendado para dia 8.

Em conferência de imprensa, realizada na Casa da Cultura, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, divulgou o programa das Marchas Populares, este ano com “um convidado muito especial”, António Calvário que preside o júri do concurso: “O namorado eterno de Madalena Iglésias, pelo menos para mim”, referiu a autarca.

Num ano em que a carreira do cantor vai ser tema de uma das marchas de Lisboa, retratada desde os arcos à letra, António Calvário agradeceu o “convite muito honroso” feito pelo Município sadino, prometendo integrar-se no imediato no espírito das Marchas Populares de Setúbal, terra que conhece bem, em particular “pelo choco frito”.

António Calvário, padrinho das marchas populares de Lisboa desde 1960, encabeça o júri que avalia as dez marchas setubalenses a concurso, nos dias 14 e 15 de junho, às 22h00, na Praça de Touros Carlos Relvas, com bilhetes a 2,50 euros.

A União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Grupo Desportivo Independente, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, o União Futebol Comércio e Indústria, o Núcleo de Bicross de Setúbal, a Diabo no Corpo – Associação Cultural, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade”, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” são as coletividades a concurso.

Antes, a 8 de junho, a partir das 22h00, na Avenida Luísa Todi, realiza-se o desfile de apresentação, que inclui, além daquelas coletividades, as marchas infantis extraconcurso do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, além da participação especial da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, que conta com Maria das Dores Meira como madrinha e o presidente da Junta de Freguesia da Anunciada, José Manuel Silva, como padrinho.

“Fiquei muito honrada com o convite”, salientou a autarca, ao revelar que vai desfilar na Avenida Luísa Todi, destacando o contributo de instituições como a APPACDM, “Os 13” e a Academia Luísa Todi, estreante na iniciativa e com 160 marchantes.

“As marchas vieram para ficar e prova disso são as que querem participar sem ir a concurso”, mencionou.

Maria das Dores Meira enalteceu, ainda, o trabalho das coletividades na recolha de elementos históricos para a criação, todos os anos, do tema de cada marcha, contribuindo para que a história local “não caia nunca no esquecimento”.

Depois da atuação de Inês Pereira, Madrinha das Madrinhas, que cantou a Grande Marcha de Setúbal 2013, intitulada “Setúbal é Bem Popular e Portuguesa”, com letra de Luís Vieira e música de Artur Jordão, também presentes no encontro com os jornalistas, a presidente da Câmara de Setúbal salientou o crescente número de “gente nova” a participar no evento, um elemento renovador para esta festa popular.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign