20 de Outubro de 2017
20º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 04 de Novembro de 2016
António Galrinho apresenta livros

Os mais recentes livros de António Galrinho, “Escritos de Juventude” e “Através do Ar e da Luz”, são apresentados no dia 12, às 16h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

“Escritos de juventude” reúne textos feitos pelo autor durante a adolescência, entre os 11 e os 19 anos, sendo que o mais antigo marca o início da sua atividade literária, há quarenta anos.

“Comecei a escrever com regularidade aos 11 anos. Deitei fora muitas coisas que escrevi e não gostei e o que consta no livro é tudo o que preservei dessa fase”, explica o autor.

O primeiro texto, que escreveu quando se encontrava a frequentar o 5.º ano, na EB Luísa Todi, é um pequeno romance, com dez capítulos, intitulado “Um velho com um espírito novo”.

“A professora de português sugeriu aos alunos que se aventurassem na escrita de um livro. Eu fui o único que levou a proposta até ao fim. Foram impressos quarenta exemplares, distribuídos pelos alunos e pelos professores da turma, dos quais eu ainda guardo três.”

A este romance António Galrinho juntou, no livro “Escritos da Juventude”, mais dois contos, “Antes do Suicídio” e “O Bairro Turístico”, o poema “A Lua” e um texto de escrita visual que retrata a rua onde vivia aos 19 anos, intitulado “A Minha Rua”.

Já a outra obra a apresentar durante a mesma sessão, "Através do Ar e da Luz", é um poema de cerca de sessenta páginas, em contínuo, que gera uma interação com o leitor e que pretende ser uma reflexão sobre a relevância da leitura.

“É um texto sobre o qual me debrucei muitas horas, porque é muito especial e original”, já que “o livro conversa com o leitor, dirige-se ao leitor como se fosse uma pessoa a falar com outra e diz-lhe, entre outras coisas, como deve ser tratado e como deve ser folheado”, conta o autor.

Entre frases escritas em espiral, em espelho ou ao contrário, a obra sugere pequenos jogos com o leitor e cada virar de página “guarda uma surpresa”.

António Galrinho é natural de Santarém e vive em Setúbal desde a infância. Foi professor de artes visuais no ensino secundário durante trinta anos. Atualmente, dedica-se à pintura, à escrita, à fotografia e ao aikido.

Em 2012, a Câmara Municipal de Setúbal atribuiu-lhe a Medalha de Honra da Cidade pelo “contributo em prol da cultura setubalense”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign