18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
reciclagem 14 de Abril de 2014
Apelo à separação de óleos

Uma ação de sensibilização para a recolha e separação seletiva de óleos alimentares usados realizou-se no dia 12 de manhã nas imediações e dentro do Mercado do Livramento.

A campanha, que incidiu na distribuição de folhetos informativos e na oferta de funis que ajudam na recolha, em casa, de óleos alimentares usados, foi promovida pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do projeto RecOil.

“É uma iniciativa que procura envolver toda a comunidade, com enfoque no público escolar, na recolha de óleos alimentares domésticos usados para posterior tratamento e reutilização em biodiesel”, explicou Sandra Dias, da ENA, que participou na iniciativa.

A ação foi desenvolvida com o apoio de elementos que pertencem ao corpo de Patrulheiros, projeto municipal que garante uma ocupação a reformados, nomeadamente destinada à vigilância de espaços públicos.

Na campanha permitiu transmitir à população as principais vantagens da reciclagem de óleos alimentares, sobretudo na “atribuição de uma nova utilidade energética”, explicou Sandra Dias, e divulgar as mais de três dezenas de pontos de recolha públicos disponíveis em Setúbal e Azeitão.

O projeto RecOil, financiado pela Comissão Europeia e coordenado localmente – Setúbal, Sesimbra e Palmela – pela ENA, tem como objetivo o incremento da recolha de óleos alimentares usados em habitações e a respetiva reconversão em biodiesel.

Na perspetiva ambiental, o projeto procura, por um lado, minimizar os impactes negativos da introdução dos óleos nos sistemas de drenagem de águas domésticas e, por outro, aumentar a produção de biodiesel de uma forma sustentável, ou seja, sem recorrer às culturas energéticas.

“A Câmara Municipal, no âmbito da participação neste projeto, espera alargar em Setúbal, até ao final do ano, a rede de recolha seletiva destes detritos, com a introdução de mais três dezenas de oleões”, afirmou António Luís Rodrigues, assessor para a área do Ambiente na Autarquia.

Os pontos de recolha disponíveis nas escolas “são aqueles que mais contribuem para a reciclagem, um sinal de que as novas gerações estão comprometidas com este objetivo”, sublinhou aquele responsável, adiantando que em 2013 foram reciclados, no concelho de Setúbal, cerca de sete mil litros de óleo.

O biodiesel, misturado com o gasóleo normal e colocado nos postos de abastecimento, contribui para a diminuição do perigo das emissões feitas pelos veículos motorizados aquando da circulação.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign