21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
tecnologia 04 de Maio de 2017
Aplicação revela mostra do Museu

Uma aplicação móvel que disponibiliza aos visitantes informações áudio, em texto e imagem sobre a exposição de longa duração do Museu de Setúbal – Convento de Jesus é apresentada no local, dia 18, às 10h00.

A nova ferramenta tecnológica, a lançar no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, foi concebida pela empresa Realizasom para smartphones e tablets com sistema operativo android e pode ser descarregada, gratuitamente, na loja online Google Play.

Depois de descarregada no dispositivo móvel, a aplicação não carece de ligação à internet para funcionar.

Trata-se de uma alternativa aos audioguias existentes no Museu de Setúbal, concebidos igualmente pela Realizasom, ao disponibilizar informações em texto, áudio e imagens, em português, inglês e castelhano, sobre as peças em exposição.

A nova ferramenta fornece um interface simples e intuitivo, ao qual os visitantes podem aceder de diferentes formas.

A pesquisa pode ser feita através de uma lista ordenada, da digitação do código numérico correspondente a cada ponto de informação da exposição ou da navegação pela planta do museu, clicando num ponto de interesse para obter a informação desejada.

Há ainda uma forma mais simples que consiste em apontar a câmara do dispositivo móvel para cada obra e deixar que a aplicação identifique automaticamente o conteúdo pretendido.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a empresa Realizasom, especializada no desenvolvimento de soluções móveis que facultam a interpretação autónoma dos visitantes em locais de natureza cultural e histórico.

O desenvolvimento da APP permitirá à empresa implementar novas funcionalidades que resultam do trabalho de investigação realizado nesta área.

A tecnologia e a configuração de todos os conteúdos disponibilizados não teve quaisquer encargos para a autarquia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign