17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 18 de Novembro de 2013
APPACDM entrega prémios de poesia

Olívia Santos e António Bento de Carvalho foram os vencedores das edições de 2013 dos concursos de poesia para adultos e para a comunidade escolar organizados pela APPACDM de Setúbal.

Tanto o XVIII Concurso de Poesia como o VIII Concurso de Poesia Comunidade Escolar desafiaram os participantes a apresentar textos inspirados no tema “A poesia que há em ti”.

Olívia Santos, natural de S. Domingos de Rana, Cascais, venceu o XVIII Concurso de Poesia com o poema “Estavas sentado a apanhar estrelas no beiral da casa”, escrito com o pseudónimo Lago Azul.

Tó Bento, pseudónimo de António Bento de Carvalho, da APPACDM de Soure, foi o vencedor do primeiro prémio do VIII Concurso de Poesia Comunidade Escolar, com “Assim, vou ao teu encontro”.

Os vencedores receberam os prémios numa cerimónia realizada no dia 16, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com as participações do vereador da Cultura, Pedro Pina, e do presidente da delegação sadina da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, José Salazar.

Como primeira classificada no Concurso de Poesia, Olívia Santos vai agora publicar um livro de poemas sob a chancela da Lua de Marfim.

O Concurso de Poesia contou este ano com 120 participações, muitas delas oriundas do Brasil.

Já o Concurso Comunidade Escolar teve o contributo de crianças e jovens com e sem necessidades especiais, até aos 18 anos, e de escolas de vários pontos do País.

O júri das provas foi constituído pelos poetas Vítor Cintra, Regina Gouveia e Paulo Afonso Ramos, este último também representante da editora Lua de Marfim.

Na sessão de entrega de prémios foi apresentado o livro de poesia “Entre Margens”, de Regina Gouveia, uma edição da Lua de Marfim que resulta do primeiro lugar atribuído à escritora na edição de 2012 da prova destinada a adultos.

Regina Gouveia, professora aposentada, já foi distinguida com a Comenda da Ordem da Instrução Pública e com o prémio literário Rómulo de Carvalho.

A cerimónia contou ainda com a atuação do Quarteto de Guitarras do Conservatório Regional de Setúbal, a apresentação de um excerto da peça “Tábuas da Verdade”, do Teatro Puzzle do Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, e leitura dos poemas premiados pelo ator Miguel Assis, do Teatro Animação de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign