16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 23 de Março de 2012
Área de lazer junto do rio

A primeira fase da revitalização da frente ribeirinha poente, centrada na zona da Praia da Saúde, território onde está a nascer uma nova área urbana de lazer, conheceu mais um passo decisivo com a recente conclusão de vários trabalhos.

A ultimação das operações de asfaltamento, ação que incluiu a aplicação de massas betuminosas na Rua da Saúde, numa extensão com perto de 600 metros, foi uma das ações realizadas no âmbito do projeto de reconversão urbana da Praia da Saúde, liderado pela Câmara Municipal.

Neste local já existe um passeio público que inclui uma ciclovia, espaços de estadia e recreio nas plataformas envolventes à praia, zona onde foi construído um elemento de proteção ao galgamento das águas.

Articulado com o traçado do passeio, novas áreas para futuros espaços ajardinados estão definidas, enquanto as árvores, na grande maioria pinheiros bravos, já foram plantadas ao longo do percurso linear do passeio virado ao rio, com uma extensão aproximada de 260 metros.

A contenção do talude norte entre a estrada nacional e a Rua da Saúde, com a construção de um muro de suporte, que visa a estabilização das terras com plantações, e a requalificação das escadas existentes são outros trabalhos já executados no âmbito desta empreitada.

Mais lugares de estacionamento laterais foram definidos ao longo da Rua da Saúde, via de circulação cuja faixa de rodagem foi alargada, facilitando o trânsito na zona, que também já conta com novas árvores.

Os trabalhos no âmbito deste projeto contemplam ainda a reposição da antiga praia urbana, que a partir da década de 60/70 foi perdida para os estaleiros navais, a integração de mobiliário e equipamento urbano, a instalação de um quiosque e o reforço da iluminação pública.

A obra, incluída no PIVZRS – Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal, representa um investimento global de 1 milhão, 194 mil e 19,80 euros, executado com apoios comunitários de 65 por cento, através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

A aproximação da cidade ao rio, através de um corredor requalificado em frente do Sado, o principal objetivo do PIVZRS, começou com a requalificação da Avenida Luísa Todi e do Parque Urbano de Albarquel, um espaço privilegiado de lazer e convívio, palco de variadas atividades náuticas, desportivas e culturais, com o Sado e a Arrábida no horizonte.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign