17 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 17 de Julho de 2017
Arquitetura venturosa em mostra

A memória de Miguel Ventura Terra é evocada numa exposição fotográfica e documental patente na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, cuja inauguração, no dia 14, incluiu um encontro que refletiu sobre a vida e obra do arquiteto.

“Ventura Terra – O Arquiteto em Setúbal” dá título à mostra organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, composta por fotografias, desenhos, reproduções de projetos e objetos pessoais do arquiteto que, entre outros edifícios, como liceus, palacetes e bancos, projetou o Teatro Politeama e a Sinagoga Shaaré Tikvá, em Lisboa.

A mostra documental e fotográfica, que inclui alguns objetos pessoais de Ventura Terra, dá a conhecer aspetos biográficos, de aprendizagem e da vida familiar do arquiteto, assim como passa em revista algumas das principais obras e projetos menos conhecidos, alguns que nunca foram concretizados.

Autor, entre outros, da Maternidade Alfredo da Costa, do Banco Lisboa & Açores, do Santuário de Santa Luzia e da Sala do Hemiciclo no Palácio das Cortes, o arquiteto deixou a sua marca em Setúbal ao projetar um antigo edifício de apoio balnear que existiu na frente ribeirinha da cidade.

Da infraestrutura, de 1902, utilizada pelos setubalenses que iam a banhos naquela zona, restam apenas as memórias fotográficas e documentais, uma vez que o edifício, que foi sendo assimilado por outras construções, desapareceu ao fim de pouco mais de uma década de existência por altura do desenvolvimento da indústria conserveira na cidade.

Antes da inauguração da mostra, decorreu o encontro “Refletir Ventura Terra – Palestras”, que contou com intervenções de Fernando António Baptista Pereira, sobre “Miguel Ventura Terra – um arquiteto da Cidade Moderna”, e de Ana Isabel Ribeiro, relativa a “Miguel Ventura Terra ou a coerência da diversidade”.

A sessão, que apresentou uma abordagem mais ampla e aprofundada sobre o arquiteto, contou ainda com intervenções de Inês Gato de Pinho, acerca de “O estabelecimento de banhos de Ventura Terra no contexto da vilegiatura marítima em Setúbal”, e de Alda Sarria Terra, com o tema “Ventura Terra, um filho de Seixas”.

“Açor – O Cão do Miguel Ventura Terra”, livro infantojuvenil da autoria de Gisela Silva, com apresentação em Setúbal por Fernando Capela Miguel, foi também partilhado com o público na sessão realizada no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, no mesmo edifício da Galeria Municipal do 11.

Miguel Ventura Terra (1866 – 1919) foi um dos mais reputados arquitetos do início do século XX com uma criatividade arquitetónica, tanto na dimensão como na variedade de programas, vincada pela monumentalidade não exacerbada, as fachadas assimétricas e a utilização de novos materiais.

A exposição “Ventura Terra – O Arquiteto em Setúbal”, patente ao público, gratuitamente, na Galeria Municipal do 11 até 26 de agosto, pode ser visitada de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, bem como aos sábados entre as 14h00 e as 18h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign