18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
educação 12 de Março de 2013
Arquivo ensina história local

Pedaços da história da cidade e da identidade setubalense são dados a conhecer às crianças num conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, de participação gratuita, dinamizadas no Arquivo Municipal de Setúbal, nos Paços do Concelho.

A descoberta do vasto património documental da Autarquia, através do projeto “AnimArq”, é feita com a dinamização de várias oficinas temáticas e visitas guiadas aos Paços do Concelho, atividades dinamizadas ao longo do ano, com objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos livros e dos documentos na construção da identidade e história local.

A iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, dinamizada com grupos de alunos a frequentar o pré-escolar e o ensino básico em escolas do concelho, contempla a realização de um conjunto variado de ações lúdicas e pedagógicas, desenvolvidas em diferentes períodos do dia.

As atividades, com visitas guiadas e ateliers temáticos, pretendem divulgar junto da comunidade educativa a importância do trabalho desenvolvido no Arquivo Municipal, bem como algumas das técnicas utilizadas no processo de preservação e conservação de documentos.

Uma das ações propostas contempla a realização de visitas guiadas, nas quais os participantes podem ficar a conhecer vários espaços dos Paços do Concelho, como as salas de Sessões e do Município, o Salão Nobre e o próprio Arquivo Municipal.

A importância das chancelas na oficialização dos diversos documentos é demonstrada na “Oficina de Carimbos”, atelier prático em que as crianças podem dar largas à imaginação e personalizar o próprio carimbo a partir de uma imagem ou de um nome.

A iniciativa engloba ainda o atelier “Kit do Arquivista”, no qual as crianças tomam contacto com os materiais usados pelos técnicos na conservação de documentos, atividade que inclui, igualmente, a construção de um tabuleiro de limpeza.

Fonte de conhecimento de épocas passadas, a imagem também está em destaque nesta iniciativa lúdica e pedagógica, com a oficina “A fotografia como um documento”, com o visionamento de uma apresentação de antigas imagens de Setúbal, preservadas através de vários suportes.

Além destas atividades regulares, no Arquivo Municipal de Setúbal são ainda dinamizadas iniciativas pontuais em interregnos letivos. A próxima, subordinada ao tema “Páscoa no Arquivo”, direcionada para crianças dos 6 aos 9 anos, realiza-se entre os dias 25 e 28 de março, com inscrições até dia 21.

Os interessados em participar nas atividades promovida pela Autarquia no Arquivo Municipal de Setúbal devem inscrever-se pelo telefone 265 541 500 ou pelo endereço de correio eletrónico arquivo@mun-setubal.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign