23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
arquivo 10 de Janeiro de 2017
Arquivo mostra história da cidade

O património documental da cidade pode ser descoberto por crianças através de um conjunto de atividades ocupacionais lúdico-pedagógicas dinamizadas ao longo do ano letivo pelo Arquivo Municipal de Setúbal, localizado nos Paços do Concelho.

A descoberta da história da cidade, através do “Projeto AnimArq – O arquivo vai à escola”, é feita com a dinamização de oficinas temáticas e visitas guiadas aos Paços do Concelho, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos livros e dos documentos na construção da identidade e história local.

A iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal proporciona a grupos de alunos que frequentam os 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico de escolas do concelho um leque variado de ações lúdicas e pedagógicas, de participação gratuita, desenvolvidas em diferentes períodos do dia.

As crianças têm ainda a possibilidade de ser arquivistas por um dia, numa oficina em que lhes é fornecido um “kit do arquivista”, com luvas, máscara, pincel e lupa, para perceberem no que consiste a profissão e a importância de cada ferramenta para o seu desempenho.

Existem ainda muitas outras propostas promovidas pela autarquia, em atividades com a duração de uma hora e meia. Na “Oficina dos Carimbos” é possível personalizar o próprio carimbo a partir de uma imagem ou de um nome, enquanto na oficina “A fotografia como documento” assiste-se a um filme que mostra imagens antigas de Setúbal preservadas através de vários suportes.

Fonte de conhecimento de épocas passadas, a fotografia também está em destaque nas atividades, com a oficina “A fotografia como um documento”, com o visionamento de uma apresentação de antigas imagens de Setúbal, preservadas através de vários suportes.

Há ainda a construção de uma “Árvore Genealógica”, em que as crianças revelam a história das suas famílias.

Além do arquivo, os grupos são convidados a conhecer outros espaços do edifício dos Paços do Concelho, como a Salas de Sessões e o Salão Nobre.

As escolas interessadas em participar nas atividades do “Projeto AnimArq – O arquivo vai à escola” devem inscrever-se pelo telefone 265 541 500 ou pelo endereço eletrónico arquivo@mun-setubal.pt.

A par das oficinas pedagógicas, dirigidas aos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama, Barbosa du Bocage, Ordem de Sant’Iago e Luísa Todi, o Arquivo Municipal de Setúbal dinamiza atividades pontuais durante a interrupção letiva.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign