17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
educação 11 de Fevereiro de 2013
Arquivo municipal ocupa crianças

A primeira edição do “Carnaval no Arquivo”, projeto destinado a crianças que dá a conhecer o património documental de Setúbal através de atividades lúdico-pedagógicas, teve início no dia 11.

“Vamos conhecer o Arquivo Municipal” foi a atividade inicial do projeto, que juntou, durante a manhã, 17 crianças com idades dos 6 aos 12 anos nos Paços do Concelho, com visitas no interior do edifício, à Sala de Sessões e ao Salão Nobre, bem como jogos e sessões de pintura livre que decorreram no espaço onde funciona o arquivo.

Com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos livros e dos documentos na construção da identidade e história local, a sessão contou ainda, durante a tarde, com uma atividade de pintura de uma máscara de Carnaval bem como a conceção de um chapéu alusivo à festividade.

No dia 13 de manhã, a iniciativa prosseguiu com a atividade “O Arquivista”, que ensina os mais novos a preservar documentos, seguindo-se a elaboração de uma árvore genealógica. A tarde foi ocupada com a “Oficina de carimbos”, ação em que foram transmitidas as técnicas para a criação de um utensílio que serve para chancelar papéis e assim validá-los.

O “Carnaval no Arquivo” constitui um modo de reforçar os laços entre a Câmara Municipal e a comunidade, neste caso através de um programa, a alargar a outras épocas do ano, de ocupação das férias escolares dos alunos numa experiência que permite vivenciar a cultura e o património de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign