23 de Outubro de 2017
18º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
literatura 06 de Julho de 2015
Arruada de livros promove cultura

Um recital de piano e bandolim, a par de um encontro com o pintor Nuno David, marcaram a abertura, no dia 3, da III Arruada de Livros, iniciativa da Culsete a decorrer no passeio defronte da livraria setubalense.

Além da arruada de livros, com um espaço de venda de obras literárias, a iniciativa tem associado vasto programa cultural com encontros com autores, apontamentos musicais e de dança, conferências, tertúlias, uma sessão de culinária saudável e atividades infantis.

O apontamento musical por António Duarte Chitas e Paulo Chitas, do Instituto Musical Mozart, deu início ao programa cultural da III Arruada de Livros, a decorrer até dia 12, sempre das 15h00 às 23h00, no espaço público defronte desta livraria localizada na Avenida 22 de Dezembro.

Além do recital de piano e bandolim, ao final da tarde, o primeiro dia da iniciativa cultural promovida com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do atelier DDLX, incluiu, à noite, um encontro com o pintor Nuno David, que apresentou a obra “Pensamento, Sentimento, Cor”.

No dia 4, a programação cultural incluiu, igualmente, duas iniciativas, a primeira por José-António Chocolate, que falou sobre o livro “Este tempo que nos come”, e a outra por Onésimo Teotónio Almeida, que apresentou a obra “Minima Azorica – O meu mundo é deste reino”.

Já no dia 5, a III Arruada de Livros teve danças e um evento literário. Patrícia Paixão e Eduardo Dias conduziram um encontro sobre danças tradicionais e, depois, António Cunha Bento dirigiu a conferência “Passeio de Troino a São Domingos em 1762”.

As iniciativas do evento continuam até dia 12, com várias atividades de participação gratuita. No dia 6, às 18h30, o padre José Lobato apresenta “Invocações Marianas na Diocese de Setúbal” e, às 21h30, Eurico Cardoso e John Fletcher interpretam um recital de violino e guitarra de música folk.

A apresentação do livro “Histórias do pincel da barra”, de Manuel Bola com ilustração de Gonçalo Duarte, às 18h30, e um espetáculo musical com Manuel Guerra Henriques, acompanhado à viola por David Sousa Carlos, às 21h30, são as propostas da arruada no dia 7, data em que se celebra o 42.º aniversário da livraria Culsete.

Maria Clementina, Graziela Dias, Isabel Ganilho, Eduardo Dias, José Nobre e Ricardo Guerreiro Campos apresentam no dia 8, às 18h30, “Teatro e poesia, duas linguagens convergentes”, e Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, da “SAMI-Arquitectos”, conversam sobre a atividade do atelier às 21h30.

O dia 9 é dedicado às crianças, com Nuno David a desenvolver o atelier de pintura “Cores no Papel”, às 15h30, e Patrícia Paixão a promover uma animação infantil, às 18h30. À noite, a partir das 21h30, João Reis Ribeiro fala sobre “Sebastião da Gama: 70 anos de Serra-Mãe”.

Um atelier de culinária saudável com Patrícia Paixão é a proposta para a tarde de dia 10, a que se segue, às 21h30, a tertúlia “PIB, Poesia Interna Bruta”, com Gonçalo Mira, João Silveira e Sr. Vulcão.

O penúltimo dia da III Arruada de Livros inclui, às 18h30, uma sessão em que Arlindo Mota convida os poetas João Santiago, Maria Clementina e Maria do Carmo, numa colaboração com a Universidade Sénior de Setúbal, presente ainda com um grupo de cante alentejano, enquanto às 21h30 Joaquina Soares fala de “O labor da escrita: arqueologia, museologia, poesia”.

O evento cultural promovido pela livraria Culsete termina no dia 12, com “Aconchego das Palavras”, tertúlia poética com António Oliveira e Castro, de tarde, e com um apontamento de fado e canções de Coimbra por Manuel Guerra Henriques, acompanhado de Jorge Pimental, na guitarra portuguesa, e David Sousa Carlos, na viola, agendado para as 21h30.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign