22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 30 de Maio de 2017
Arte com sabor no mercado

O Mercado do Livramento, um dos espaços de comércio tradicional mais famosos do mundo, aproxima também a cultura da população com a valência de galeria expositiva, inaugurada na manhã de dia 30, com a mostra coletiva “Arte com Sabor”.

Pinturas, fotografias e esculturas saltam à vista em paredes e pilares no interior do Mercado do Livramento. A exposição, com perto de três dezenas de trabalhos, de 16 artistas plásticos, está integrada nas comemorações da Semana do Mar e do Pescador, organizada pela Câmara Municipal e União das Freguesias de Setúbal.

A azáfama comercial do mercado, os produtos regionais e a atividade piscatória são alguns dos temas retratados, de forma mais realista e também abstrata, na mostra de artes coletiva, que acolhe fotografias, pinturas e esculturas, concebidas em várias técnicas artísticas.

“A ideia é tornar este espaço uma galeria cultural”, sublinhou a vereadora das Atividades Económicas na Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, na inauguração da exposição, patente até 30 de junho no Mercado do Livramento.

“Arte com Sabor” é a primeira experiência no mercado enquanto galeria de exposições e “pode vir a ter seguimento”, realçou a autarca, que destacou a pertinência do tema da mostra. “Os sabores e os cheiros são uma marca típica deste espaço e, por isso, esta mostra faz todo o sentido.”

A exposição está patente de terça-feira a domingo, das 07h30 às 14h00, naquele que é considerado um dos mercados mais famosos do mundo. “Esta é uma casa de todos e que, através desta iniciativa, procura aproximar ainda mais a cidade do mercado”, assinalou a vereadora Carla Guerreiro.

O presidente da Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento, Henrique João, enaltece a importância da iniciativa e reforça o potencial do equipamento comercial para a dinamização cultural. “É uma bela montra para expor obras de arte. Aqui, entra toda a gente.”  

Henrique João recorda que este tipo de iniciativas no Mercado do Livramento não é de agora. “Desde a sua fundação, em 1876, que o mercado mantém as suas características. Aquilo que aqui se fez hoje já se fez no passado. É uma sala nobre da cidade.”

Já Lurdes Pólvora d’Cruz, uma das artistas com trabalhos expostos no equipamento comercial setubalense, exalta a iniciativa e agradece em nome de todos os representados na mostra. “Os artistas têm mais uma porta aberta para mostrar os trabalhos e assim chegar à população.”

A exposição “Arte com Sabor” conta com trabalhos dos escultores Nuno Preto, Fátima Nina e Pedro Marques, dos fotógrafos César Marrafa, José Pomar, Sara Palma, Nuno Gomes, Eugénio Buchinho e Ezequiel Nunes e dos pintores Lurdes Pólvora d’Cruz, Luís Vinagre, Madureira Pais, Francisco Anjos, Paula Roby e Kamy.

A mostra inaugurada no dia 30 é uma das muitas iniciativas que integram a Semana do Mar e do Pescador, a decorrer até 4 de junho, com um programa que inclui espetáculos musicais, gastronomia, atividades desportivas, sessões de esclarecimento e passeios de barco.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign