23 de Fevereiro de 2018
12º
max. 16º
min. 0º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 09 de Fevereiro de 2018
Arte olha para via-sacra

Uma exposição coletiva de fotografia, com mais de uma dezena de obras que têm como mote a via-sacra, é inaugurada no dia 18, à tarde, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

A mostra insere-se na 4.ª Jornada Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, organizada pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal com apoio da Câmara Municipal, que inclui, às 15h15, a inauguração do espólio museológico das paróquias de Santa Maria da Graça e de São Julião, na Igreja de São Julião, localizada na Praça de Bocage.

Uma hora depois, o chefe do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus da autarquia, José Luís Catalão, dá início à conferência “Rezar Setúbal”, com um percurso pedestre que termina na Galeria Municipal do Banco de Portugal, onde é inaugurada a mostra “Rezar a Cidade”, às 17h15, patente até 8 de abril.

A Comissão Diocesana convidou quinze fotógrafos profissionais e amadores a desenvolverem projetos artísticos inspirados nas quinze estações da via-sacra de Jesus Cristo e nos vestígios urbanos da religiosidade.

As cidades serviram de pretexto, ao longo dos tempos, para a construção de catedrais, foram berço de ordens religiosas e acolheram diversas expressões da religiosidade popular. Setúbal guarda na sua malha urbana a memória desta história e ainda se podem observar algumas capelas dos antigos passos, o calvário do Bonfim, as capelas das confrarias e oratórios junto das antigas portas das muralhas da urbe.

O convite, aceite pelos fotógrafos Ricardo Perna, Bruno Moreira, Bruno Leite, Milai Santos, Francisco Carrola, Jorge Velez, Fábio Sousa, João Marreiros, Ana Esperança, Mário, João Cláudio, Catarina Duarte, Anabela Sousa, João Bordeira e Miguel Cardoso, resultou num conjunto de fotografias que levam os visitantes a refletir e a rezar com a cidade na cidade.

A mostra pode ser visitada na Galeria Municipal do Banco de Portugal de terça a sexta-feira, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00, aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos das 14h00 às 18h00.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign