21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 09 de Agosto de 2017
Artes de palco em festa pela cidade

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XIX Festa do Teatro realiza-se entre os dias 18 e 27 com uma programação que inclui espetáculos cénicos de sala e de rua, música, cinema, debates, exposições e manifestações artísticas emergentes.

No certame, que se realiza em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, com organização do Teatro Estúdio Fontenova e da Câmara Municipal de Setúbal, apresentam-se companhias nacionais e estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, uma de Itália e uma do Brasil, com algumas estreias previstas.

Fórum Municipal Luísa Todi, Casa da Cultura, Convento de Jesus, Escola Secundária Sebastião da Gama, Praça de Bocage, Parque do Bonfim e largos da Ribeira Velha e do Sapalinho são os locais onde se realizam as mais de três dezenas de eventos da XIX Festa do Teatro.

Samsara, Mundanal Ruido Teatro, de Espanha, TrêsMaisUmTeatro, UmColetivo, Circo no Ato, do Brasil, Companhia de Teatro Contemporâneo, Compagnia Naturalis Labor, de Itália, L.A.M.A. e Teatro Clasico de Sevilla, de Espanha, além do anfitrião Teatro Estúdio Fontenova (TEF), são os grupos que se apresentam este ano na Secção Oficial, com espetáculos às 22h00.

O festival mantém ainda a apresentação de espetáculos na Secção Off “Mais Festa”, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame.

A abertura do evento realiza-se no dia 18, numa sessão com início às 18h00, nos Claustros do Convento de Jesus, que inclui um apontamento musical, com Tatiana Cobbet e Arcadia.

Segue-se, a partir das 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a estreia da peça “Voz dos Pássaros”, uma co-produção do Teatro Estúdio Fontenova com a UmColetivo, com encenação de José Maria Dias e interpretação de Cátia Terrinca e Eduardo Dias.

A noite de abertura termina com uma sessão de (Re)Cantos, com início às 23h30 no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, tertúlia em torno da nova produção “Voz dos Pássaros”.

No dia 19, a partir das 21h30, o Largo da Ribeira Velha acolhe o espetáculo “Desgraça à la Carte”, o trabalho final apresentado pelos alunos da Oficina de Teatro José Nobre. 

A 20, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama, será apresentado o espetáculo “Farsa y Licencia de La Reina Casta”, da Mundanal Ruido Teatro, Espanha, peça vencedora da Secção Mais Festa 2016 e que este ano concorre na Secção Oficial.

A UmColetivo leva à cena, a 22 de agosto, pelas 22h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, “Três Irmãs”, um monólogo a três tempos, interpretado por Cátia Terrinca, considerado pela revista Time Out como a peça do ano, em 2016.

Do Brasil, a companha Circo no Ato apresenta em Setúbal, no dia 23, pelas 19h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a peça “A salto alto – entre gentilezas e extermínios”, e a Yellow Colective, companhia inglesa e espanhola, leva ao ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama, à mesma hora, o espetáculo “P.A.T.S.”.  

A 25, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe, a partir das 22h00, a peça “Naveneva”, da Compagnia Naturalis Labor, de Itália, e a 26, com duas sessões, às 11h00 e às 17h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, os espanhóis da Manzanas Traigo apresentam “El hombre de la flor”.

A XIX Festa do Teatro encerra a 27 com a produção do Teatro Clasico de Sevilla, “Hamlet”, com dramaturgia de Alfonso Zurro, a partir da tradução da obra shakespeariana por Leandro Fernández de Moratín, que já foi galardoada com mais de vinte prémios.

A par do teatro, com espetáculos de sala e de rua e encontros, o festival proporciona outras iniciativas culturais, como a exibição de curtas-metragens e apontamentos musicais.

A Festa do Teatro serve de interlocutor entre os artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural e apostando na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

A entrada para os espetáculos da Secção Oficial tem um custo de oito euros. Os estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos pagam seis.

Na Secção Off “Mais Festa”, os bilhetes não têm preço definido, embora se peça aos espetadores convidados que façam uma contribuição solidária para os artistas intervenientes.

Os restantes eventos são de entrada gratuita.

Mais informações podem ser consultadas no website do Teatro Estúdio Fontenova, acessível em www.teatroestudiofontenova.com e no blogue teatrofontenova.blogspot.com.

As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efetuadas na bilheteira do fórum e para os restantes espetáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.

 
PROGRAMA DA XIX FESTA DO TEATRO
 
18 SEX
18h00
SESSÃO DE ABERTURA
Abertura oficial do certame, com apontamentos musicais de Tatiana Cobbet e de Arcadia.
Convento de Jesus
Claustros
 
18 // 19
22h00
VOZ DOS PÁSSAROS
O Teatro Estúdio Fontenova e UmColetivo estreiam uma nova produção, com encenação de José Maria Dias.
Fórum Municipal Luísa Todi
 
18 SEX
23h30
(RE)CANTOS À VOZ DOS PÁSSAROS
Conversa informal com elementos do Teatro Estúdio Fontenova e Umcoletivo, depois da estreia da peça “Voz dos Pássaros”.
Casa da Cultura
Artes Café
 
19 SAB
21h30
DESGRAÇA À LA CARTE
Trabalho final de alunos da Oficina de Teatro José Nobre que expõe perspetivas sobre o Homem do ponto de vista de uma companhia de teatro alienígena.
Largo da Ribeira Velha
 
19 SAB
22h00
23h45
SAMSARA
Espetáculo criado e interpretado por Rui Paixão.
Largo do Sapalinho
 
20 DOM
11h00
17h00
JARDIM PIM PIM
Espetáculo infantil da Rugas Associação Cultural.
Casa da Cultura
Sala José Afonso
 
20 DOM
19h00
SOPINHAS DE MEL
Espetáculo da InActu, com texto de Teresa Rita Lopes e encenação e interpretação de Margarida Carrilho e David Trigo.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
20DOM
22h00
FARSA Y LICENCIA DE LA REINA CASTIZA
Teatro de marionetas pela companhia espanhola Mundanal Ruido Teatro.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Ginásio
 
20 DOM
23h30
TECNO SAPIENS
A Faísca Teatro apresenta um projeto com a duração total de 15 minutos, com cada uma das cenas a durar apenas um.
Casa da Cultura
Artes Café
 
21 SEG
18h00
O PANORAMA DA DRAMATURGIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Conversas de teatro com os dramaturgos Jorge Palinhos, Ricardo Cabaça e Sónia Baptista e moderação de Pedro Alves.
Casa da Cultura
Artes Café
 
21SEG
22h00
NATÁLIA
A companhia TrêsMaisUmQuarto traz uma peça sobre Natália Correia, uma mulher de beleza extraordinária, de génio invulgar e de verbo incandescente.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
22 TER
19h00
T0
A harmonia de um casal que vive isolado do ambiente urbano é perturbada com a chegada de uma amiga que despoleta memórias citadinas.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
22 TER
22h00
TRÊS IRMÃS
A companhia UmColetivo apresenta um monólogo a três tempos, com textos de Luísa Monteiro, Valério Romão e Rui Pina Coelho, e interpretação de Cátia Terrinca.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
22 DOM
23h30
CURTAS-METRAGENS
Sessão cinematográfica pela Experimentáculo a exibição de “Torres”, de André Guiomar, “Lazareto”, de Diogo Allen, e “O que é feito dos dias na Cave” de Rafael Almeida. São ainda exibidos “Laranja Amarelo”, em estreia, de Pedro Augusto Almeida, presente no encontro, e “Ninho”, de João Nunes, que também participa na sessão.
Casa da Cultura
Artes Café
 
23 QUA
19h00
P.A.T.S.
Peça da companhia Yellow Collective, com interpretação de Eva March, sobre uma mulher que explora as complexidades à volta do amor e do abuso.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Ginásio
 
23 QUA
19h00
A SALTO ALTO – ENTRE GENTILEZAS E EXTERMÍNIOS
A companhia brasileira Circo no Ato traz a Setúbal a história de sete pessoas que, ao terem acesso a uma outra maneira de viver, se despem de suas experiências para vestir outra realidade.
Fórum Municipal Luísa Todi
 
23 QUA
23h30
OS AMORES ENCARDIDOS DE PADI E BALBINA: UMA DÚBIA HISTÓRIA DO REVENGE
Espetáculo em tom irreverente, que cruza a mímica, a música, a dança, o clown e a slapstick comedy, pela companhia Cães do Mar.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
24 QUI
19h00
MORRER É DIVERTIDO
A relação entre a vida e obra de Vladimir Nabokov na peça da Companhia Delphos.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
24 QUI
22h00
O JUDEU QUE GUARDOU PORTUGUESES NO QUARTO DE VAN GOGH
A Companhia de Teatro Contemporâneo apresenta um espetáculo que resulta de um trabalho de investigação sobre os portugueses vítimas do holocausto nazi.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Ginásio
 
24 // 25
23h30
ENCONTRO(S)
Dois performers criam sensações e despertam questões sobre a existência e a capacidade humana num espetáculo pela Associação SerVivo.
Praça de Bocage
 
25 SEX
19h00
CABEÇA DE PORCO
Nelson Monforte apresenta a história de um homem que nasce bom, num país de maus, com uma cabeça revolucionária e um grande sentido crítico sobre a política, igualdade social e justiça.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
25 SEX
22h00
NAVENEVA
Três companheiros de navio embarcam numa misteriosa aventura com tempestades, batalhas, fragmentos de histórias e um encontro imprevisível com criaturas inesperadas, num espetáculo da italiana Compagnia Naturalis Labor.
Fórum Municipal Luísa Todi
 
26 SAB
11h00
17h00
EL HOMBRE DE LA FLOR
A companhia espanhola Manzanas Traigo apresenta um espetáculo de marionetas.
Escola Secundária Sebastião da Gama
Auditório
 
26 SAB
18h00
23h00
Largo da Ribeira Velha
21h00
Praça de Bocage
A CARRIPANA
Um homem e uma mulher percorrem o mundo a dançar tendo como palco a sua carrinha Berlingo. Espetáculo da companhia L.A.M.A..
 
26 SAB
19h00
EL TREN CHIMENEO
Peça da companhia espanhola Tras El Trapo Teatro que evoca o mundo pitoresco e cativante de Gloria Fuertes e os seus personagens.
Praça de Bocage
 
26 SAB
22h00
AZORES ID
A Fungis Magic Truxis apresenta a história, cultura, identidade e tradições do provo açoriano de uma forma divertida e cómica.
Largo do Sapalinho
 
27 DOM
11h00
17h00
O CÁGADO NAS FÁBULAS AFRICANAS
Adriano Reis apresenta uma peça com histórias que envolvem e interagem com o público.
Parque do Bonfim
 
27 DOM
22h00
HAMLET
A companhia espanhola Teatro Clasico de Sevilla apresenta a sua versão da obra-prima de William Shakespeare.
Fórum Municipal Luísa Todi
 
27 DOM
23h30
(RE)CANTOS AO HAMLET
Encontro informal com a equipa do Teatro Clasico de Sevilla sobre a peça “Hamlet”.
Casa da Cultura
Artes Café
 
ATIVIDADES PARALELAS
 
18 // 27
CARBONO E OUTROS
Mostra de ilustrações com base em reportagens gráficas de Pedro Loureiro e A. Branco, disponível para ser visitada antes dos espetáculos.
Fórum Municipal Luísa Todi
Foyer
Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama
Entrada
 
18 // 27
MUDAVA O RITMO: EXPOSIÇÃO ARTEFACTO OU ARTE DE FACTO
Mostra coletiva com trabalhos de Ana Isa Férias, Helena Tomás, Inês Pucarinho, João Bordeira, Ricardo Guerreiro Campos e Paula Moita.
Casa da Cultura
Artes Café
Ter a qui, das 10h00 às 24h00
Sex e sab, das 10h00 à 01h00
Dom, das 10h00 às 20h00
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign