21 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
aniversário 07 de Outubro de 2013
Artes festejam a Casa da Cultura

A música e a poesia foram notas dominantes no primeiro aniversário da Casa da Cultura, efeméride assinalada entre os dias 4 e 6 com um programa especial que incluiu uma tertúlia e uma exposição evocativas do antigo Círculo Cultural de Setúbal.

Antigos sócios e membros fundadores do Círculo Cultural de Setúbal marcaram presença numa tertúlia moderada por José Teófilo Duarte, no dia 5 à noite, na qual foram recordados alguns momentos daquela instituição setubalense que funcionou no atual edifício da Casa da Cultura.

Antes, de manhã, à entrada da Sala José Afonso, foi inaugurada uma exposição alusiva ao Círculo Cultural de Setúbal, patente até dia 20, composta por um conjunto de painéis que relembram a história e o funcionamento desta instituição associada à luta contra a ditadura, além de documentos, fotografias e material de propaganda de eventos culturais.

No dia 5, o programa que assinalou o primeiro aniversário da Casa da Cultura contou ainda, na parte da manhã, com um atelier de música e de instrumentos desenvolvido pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, dinamizado nas salas de aula, aberto a toda a população.

Presente no evento, o vereador Manuel Pisco destacou a importância deste equipamento da Câmara Municipal de Setúbal para a dinamização da atividade cultural e promoção da criação artística de autor.

A performance poética “Poesia à la carte”, dia 6 à tarde, foi outra das iniciativas realizadas no âmbito do aniversário da Casa da Cultura, organizado pela Câmara Municipal, o qual contou ainda com a tertúlia “Conversas sobre o Círculo Cultural de Setúbal”.

O programa comemorativo, promovido em parceria com a Associação José Afonso, o Centro de Estudos Bocageanos, associação Artiset, Sociedade Musical Capricho Setubalense, Café das Artes e empresa DDLX, contou ainda, no dia 4, com uma atuação do grupo de gaiteiros Bardoada pelas ruas da Baixa da cidade, périplo que terminou no Pátio do Dimas.

A Casa da Cultura, polo de concentração cultural e gerador de novas dinâmicas sociais, é dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal e tem atividades de música, cinema, teatro, dança e fotografia, entre outras, dinamizadas regularmente por associações da cidade.

Este local de fruição e partilha cultural setubalense, inaugurado a 5 de outubro de 2012, num requalificado edifício histórico da cidade, conta com centros de documentação, espaços para a música e para as artes plásticas, áreas multiusos e zonas de lazer e restauração.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign