14 de Dezembro de 2017
13º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
cultura 08 de Outubro de 2012
Artes para todos os sentidos

A Casa da Cultura, equipamento municipal inaugurado no dia 5, proporciona, até ao fim do mês, um programa eclético na Sala José Afonso, que inclui cinema, conferências, concertos e apresentações de livros.

O Clube de Cinema, dinamizado em parceria com a associação Experimentáculo, apresenta três sessões dedicadas ao tema “Mês da Música”.

“Bird – o Fim do Sonho”, filme de Clint Eastwood que retrata a vida conturbada do saxofonista Charlie Parker, é exibido no dia 11, quinta-feira.

O ciclo passa do jazz americano para a canção francesa e para o yé-yé, com a projeção, dia 18, da obra “Gainsbourg – Vida Heróica”, de Joann Sfar, que reflete sobre a vida de Serge Gainsbourg, polémico cantor francês.

A adolescência de John Lennon, muito antes de os Beatles se tornarem numa realidade e na maior banda da história do rock’n’roll, é o tema central de “Nowhere Boy”, filme de Sam Taylor que encerra, no dia 25, o ciclo dedicado ao “Mês da Música”.

O Clube de Cinema apresenta ainda, a 31, uma sessão “Especial Halloween”, com o filme “A Montanha Sagrada”, do realizador Alejandro Jodorowsky.

As sessões têm início às 22h00 e as entradas custam um euro.

A programação de outubro da Casa da Cultura inclui também a conferência “José Afonso: Geografias de uma Vida”.

O encontro, de entrada livre e organizado em conjunto pela Autarquia e a DDLX, é conduzido pela historiadora Luísa Oliveira e o escritor timorense Luís Cardoso, realizando-se no âmbito do programa “Muito Cá de Casa”, às 21h30 do dia 12.

O palco da Sala José Afonso recebe um concerto dos Mão Sem Dedos no dia 13, às 22h00, no âmbito do programa “Desencontros – ciclo de música experimental”, promovido em parceria com a Experimentáculo.

As entradas para a atuação do quarteto de música experimental custam três euros.  

António Aleixo é o primeiro convidado da iniciativa “Curtas Sadinas 2012 – conversas com realizadores”, que decorre no dia 17, às 21h30, também na Sala José Afonso.

Durante o encontro, de entrada livre, o realizador setubalense apresenta alguns dos trabalhos mais recentes e promove um debate informal com o público.

O livro “O Homem da Gaita”, de Mafalda Brito e Rui Lourenço, é apresentado no dia 19, às 18h00, numa iniciativa, de entrada gratuita, a cargo da Associação José Afonso.

A mesma associação promove uma atuação do Coro da Casa da Achada, também no dia 19, mas à noite, pelas 22h00, no âmbito “Ciclo de Música Popular Portuguesa”. Os bilhetes para o concerto custam três euros.

A primeira atividade do programa “Texto em Cena” apresenta, dia 20, às 22h00, “Dis.connected”, performance da autoria de Anarita Rodrigues que cruza várias linguagens cénicas em torno do tema da construção da identidade social de um indivíduo.

O espetáculo, organizado pelo Teatro do Elefante e pela Zorra Produções, é de entrada paga, sendo os preços dos bilhetes anunciados em tempo oportuno.

O “Texto em Cena” reserva ainda, a 26, pelas 22h00, “Vinho Rasgado”, peça concebida por João Brás a partir de textos de Mário de Sá Carneiro, Charles Baudelaire, Tossan, J. M. de Matos Vila, Álvaro de Campos, António Botto, Fernando Pessoa, Pablo Neruda e Ary dos Santos.

As entradas para a encenação, promovida pela Autarquia, custam cinco euros.

Tio Rex, folk, e Los Saguaros, western rock’n’roll, atuam no âmbito do programa “Emergências”, desenvolvido em parceria com a Experimentáculo.

Os concertos realizam-se no dia 27, a partir das 22h00, e as entradas custam três euros.

O maestro Rui Serodio é homenageado postumamente num serão com música e poesia, de entrada gratuita, a decorrer no dia 22, às 21h30. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e pelo Núcleo de Poesia de Setúbal.

O mês de outubro inclui ainda mais cinema, desta feita a cargo do programa “Curtas Sadinas 2012 – Dia Mundial da Animação”.

“Curtas do Festroia” é o tema proposto pela sessão, a decorrer no dia 29, às 21h30, de entrada livre, durante a qual é apresentada uma seleção de curtas-metragens de animação do espólio do Festival Internacional de Cinema de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign