18 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
reciclagem 21 de Dezembro de 2012
Árvores de Natal defendem ambiente

Oito árvores de Natal, construídas a partir de materiais reutilizados, estão em exposição, desde o dia 21 de manhã, no Largo da Ribeira Velha, na Baixa de Setúbal, no âmbito da atividade “Natal Ecológico”, do projeto municipal “+ Ambiente”.

Garrafas de plástico, sobretudo de água e de iogurte, pacotes de leite e cápsulas de café foram alguns dos materiais reaproveitados pelas entidades que participaram na elaboração das árvores, que podem ser vistas até ao Dia de Reis.

Do Programa Escolhas, os projetos “Pró Infinito e Mais Além” e “Agora Sim!” optaram pela reutilização de garrafões e garrafas de água para a conceção de duas árvores, desperdícios que os executantes recolheram junto de familiares e vizinhos.

“Reciclar é importante para o bem das crianças de hoje e de amanhã” é o lema do trabalho apresentado pelo Centro Pedagógico do Bonfim, que envolveu cerca de vinte crianças na construção de uma árvore de Natal ecológica, com o plástico também a predominar.

Bem diferente está a árvore do Centro de Atividades de Tempos Livres da ACM de Setúbal, decorada com fios elétricos, carregadores e componentes de telemóveis e de material informático.

Pneus de diversos diâmetros formam a estrutura, suportada por cabos de aço, da árvore de Natal do Gabinete das Manteigadas, da Câmara Municipal, que contou com o apoio do escultor João Limpinho e da empresa Ambitrena.

Os enfeites foram elaborados pelos moradores mais jovens dos bairros Forte da Bela Vista e Manteigadas, no âmbito do projeto municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”.

Os participantes do “Natal Ecológico” deixaram frases alusivas à importância da reciclagem. Graças à ajuda de três mediadores municipais, que integram o projeto MISP – Mediação Intercultural em Serviços Públicos, além do português, as mensagens estão escritas em crioulo, russo e romeno nas placas de identificação de cada uma das oito árvores.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign