23 de Outubro de 2017
18º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Associativismo 26 de Outubro de 2011
Associações debatem voluntariado

“Voluntariado e Associativismo” é o tema do 6.º Encontro de Dirigentes Associativos, iniciativa que decorre no dia 5, no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal.

O encontro, a realizar no âmbito de um programa municipal de formação para agentes associativos, tem como objetivo fomentar a reflexão e a troca de conhecimentos e partilha de experiências de parceria entre associações.

A iniciativa procura ainda encontrar respostas para a rentabilização de recursos e analisar a importância que as questões do voluntariado têm para a comunidade em geral e para o movimento associativo em particular, contextualizando com o facto de 2011 ser o Ano Europeu do Voluntariado.

Trata-se de um encontro orientado não apenas para dirigentes associativos, mas também para seccionistas e técnicos de coletividades, bem como a autarcas e técnicos das autarquias do concelho de Setúbal.

“Estratégias Nacionais para a Promoção do Voluntariado” é o primeiro tema do encontro, debatido num painel moderado pela jornalista Helena de Sousa Freitas e composto por Isabel Jonet, do Banco Alimentar Contra a Fome, e Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

A plataforma do voluntariado da Câmara de Setúbal, bem como outras iniciativas semelhantes, são abordadas no segundo tema, “Estratégias Locais”, moderado pelo subdiretor de Informação da RTP, Paulo Sérgio.

Durante a tarde são visitadas obras promovidas pela Câmara Municipal no âmbito das candidaturas ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

O encontro enquadra-se no plano anual de formação para agentes associativos, desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal.

Desde maio foram promovidas iniciativas que focaram sessões de esclarecimento sobre regimes jurídicos, organização de eventos, curso de primeiros socorros, contabilidade e fiscalidade e informação, comunicação e imagem.

Até ao final do ano estão agendadas mais duas formações. A primeira realiza-se entre os dias 15 e 17 de novembro, nas instalações da Cruz Vermelha, com o título “Curso europeu de primeiros socorros”, certificado internacionalmente. A outra sessão, intitulada “Ação de sensibilização para o voluntariado”, decorre a 12 e 13 de dezembro, no Centro de Cidadania Ativa.

Mais informações sobre o plano de formação para agentes associativos podem ser obtidas junto da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, pelo número de telefone 265 545 170.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign