18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
festa 04 de Agosto de 2014
Ateliers de verão mostram trabalho

Os participantes da 18.ª edição dos “Ateliers de Verão”, mostraram, numa festa, realizada na no dia 1, à noite, no Auditório José Afonso, o que aprenderam nesta iniciativa municipal de ocupação de tempos livres.

Demonstrações de guitarra, zumba, hip-hop, capoeira, expressão dramática, danças latinas e do mundo animaram as mais de quatro centenas de pessoas presentes no espetáculo dinamizado no Largo José Afonso, espaço equipado com bancas de exposição dos trabalhos produzidos nas diferentes oficinas.

Cerca de sete centenas pessoas participam nos 86 ateliers temáticos promovidos pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com diversas instituições concelhias, a decorrer até dia 8, destinados a crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos e seniores com mais de 65.

A vereadora da Câmara Municipal de Setúbal Carla Guerreiro sublinhou que os Ateliers de Verão proporcionam “experiências singulares” ao despertarem a “aquisição de conhecimentos, a descoberta de aptidões, e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais”.

O conjunto diversificado de atividades, do desporto à aventura e ao movimento, passando pelas artes, ofícios e informática/multimédia, dinamizado “numa perspetiva também formativa”, promove, igualmente, o “exercício de uma cidadania responsável facilitadora da participação social”, reforçou a vereadora.

Carla Guerreiro destacou a vertente intergeracional do projeto, introduzida em 2010, numa partilha de experiências entre miúdos e graúdos nalguns ateliers. Neste âmbito pretende-se “assegurar a autonomia da população sénior, promover a inclusão social e contribuir para uma maior solidariedade”, vincou.

A autarca destacou que “o sucesso desta iniciativa não seria possível sem o apoio dos agentes socioeducativos”, entidades de carácter social, escolas, associações de pais, estruturas juvenis, coletividades, associações culturais e/ou desportivas, que participam na dinamização dos ateliers.

Os Ateliers de Verão 2014, realizados entre 24 de julho e 8 de agosto, dão uma resposta efetiva na ocupação dos tempos livres de crianças e jovens no período de férias escolares e encorajam o diálogo entre gerações, nomeadamente através da dinamização de atividades conjuntas entre miúdos e graúdos.

O projeto municipal, promovido desde 1997, além de prestar um serviço de apoio às famílias, com o desenvolvimento de um conjunto diversificado de atividades, numa perspetiva lúdica e pedagógica, reforça os fatores de proteção, combate riscos psicossociais e promove a partilha de experiências intergeracionais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign